A Lindt & Sprüngli internalizou as vendas para o chamado canal de autosserviço, que inclui supermercados e empórios. Isso significa que, além de cuidar de toda a operação de suas 54 lojas próprias, a marca passa a atender diretamente as maiores contas nacionais e as contas regionais em parceira com distribuidores locais. Tudo será conduzido diretamente pela empresa, desde a cadeia de suprimentos, do planejamento estratégico com alto foco na transformação da categoria até o merchandising nas lojas.
A Lindt & Sprüngli chegou no Brasil em 1969, por meio da Aurora, empresa que importa e distribui as marcas premium, internacionais e líderes de mercado de alimentos e bebidas.
“Nos últimos 50 anos, este parceiro cumpriu muito bem o seu papel ao colocar a Lindt nas gôndolas dos principais supermercados e empórios, em regiões estratégicas do País. Hoje, nossa marca está bem estabelecida no Brasil e representa chocolate de alta qualidade, indulgência e inovação. Com uma operação de autosserviço totalmente independente, poderemos levar a experiência da marca a um novo patamar, encantando ainda mais nossos consumidores”, declara o CEO da Lindt no Brasil, Walter Angst.
O chocolate é, hoje, a quinta categoria mais importante no autosserviço, mas ainda com uma premiunização baixa, mesmo comparado com os países vizinhos do Brasil. A expectativa é de que essa categoria passe por uma transformação importante nos próximos anos.
“Assim como aconteceu com a cerveja, café e vinho nos últimos anos, queremos fazer esse movimento junto com nossos parceiros varejistas. Vamos ajudar a impulsionar não só a marca, mas toda uma categoria, e quem ganha com isso é o consumidor brasileiro”, completa Walter.
A Lindt projeta um crescimento alto da categoria premium e das vendas da marca, indo na contramão da atual economia. Este crescimento também será acompanhado pela geração de novos empregos na Lindt Brasil em diversas áreas, como vendas e merchandising, assim como na equipe de escritório, que dará suporte para este desenvolvimento.
“Nossa expectativa é que a participação de chocolate premium, que hoje é de apenas 7% do mercado total, cresça três vez nos próximos cinco anos por meio do aumento de distribuição de produtos premium nas gôndolas de chocolate do autosserviço, ganhando de visibilidade dentro e fora das lojas e levando uma experiência diferente para o consumidor brasileiro”, diz Walter Angst.
Fundada há 175 anos em Zurique, na Suíça, a Lindt & Sprüngli é distribuída no Brasil desde 1969 e, desde 2014, possui operação própria no País. Atualmente, a filial brasileira emprega mais de 400 funcionários e em 2020 a marca inaugurou sua 51ª loja própria.
Imagem: Reprodução