Em sua 21ª edição, o já tradicional concurso Comida di Buteco será realizado até o dia 29 de agosto com uma mudança significativa. Em função da pandemia, pela primeira vez o foco será no delivery. Para provar as criações culinárias em segurança, os consumidores também poderão buscar pessoalmente nos butecos, no formato “para levar”.
Outra característica diferenciada desta edição do concurso é a realização do movimento Salve os Butecos!, cuja ideia é justamente convocar o público a fazer pedidos nos bares via delivery, de forma a contribuir com a manutenção e recuperação econômica desses estabelecimentos, após meses de infindáveis prejuízos causados pela crise sanitária.
Basta dizer que, dos butecos participantes da última edição do concurso, realizada em 2019, nada menos do que 30% fecharam as portas. Diante desse cenário, o movimento também visa estimular doações de consumidores e empresas.
A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes desta edição do concurso. O acompanhamento das doações será através do ‘butecômetro’ no site comidadibuteco.com.br.
Preservação dos “butecos”
Fundado com a missão de “transformar vidas através da cozinha raiz”, o concurso visa contribuir com a preservação e evolução dos “butecos”, que normalmente são pequenos negócios familiares, mantidos através de gerações.
Em 2019, o Comida di Buteco esteve presente em 21 cidades do país, com 650 butecos participantes. O número de “eleitores” cresceu 27%, atingindo a marca de 800 mil votos. Em todo o país 480 mil petiscos foram vendidos.
Nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores. Este ano o concurso tem entre os parceiros o Santander, banco oficial do concurso, além de Eisenbahn, Heinz, Mc Cain, Reserva 51, M Dias Branco e Ambev.
Imagens: Divulgação