A ascensão de produtos de bem-estar durante a pandemia de coronavírus, bem como de artigos que servem como meio para a auto expressão, impulsionaram um grupo de marcas de sucesso na segunda maior economia do mundo. As principais tendências de consumo da geração jovem e moderna da China foram reunidas pelo Alizila, plataforma do Grupo Alibaba.
O Alizila vasculhou os corredores do evento offline anual do Alibaba, o Taobao Maker Festival (TMF), em busca de empreendedores de varejo que personificam as cinco tendências emergentes. O foco foi na geração Z, digitalmente nativa, por causa de sua influência nas tendências de consumo. Apesar de representarem apenas 15% da população da China, os chamados “zoomers” respondem por 25% dos gastos com novas marcas.
Confira, a seguir, as cinco principais tendências de consumo que estão surgindo entre os jovens daquele País:
1. O ar livre
As restrições a viagens internacionais levaram muitos consumidores a tirar férias no país e explorar a natureza neste ano. Exibida na frente e no centro do TMF este ano, estava uma tenda de glamping, uma mistura de glamour e camping, de alta tecnologia. Ela oferecia às pessoas uma experiência mais luxuosa do que o acampamento tradicional, incluindo até mesmo uma noite de cinema ao ar livre.
A tendência também era evidente online, com pessoas pegando todos os tipos de engenhocas e gadgets relacionados ao glamping nos mercados B2C do Alibaba Tmall e Taobao, de churrasqueiras sofisticadas a lâmpadas de gás retrô. O glamping foi uma das subcategorias de esportes de expansão mais rápida, com uma taxa de crescimento anual de 130% durante o festival de compras do Alibaba no meio do ano, o 6,18.
A pesca também virou um passatempo popular este ano, com mais de 300 mil compradores pedindo suprimentos diariamente, em média, nas plataformas de comércio eletrônico do Alibaba durante o 6,18. Mais de dois milhões de pessoas com 26 anos ou menos compraram artigos de pesca no ano passado, de acordo com as estatísticas mais recentes de Tmall.
Outro esporte ao ar livre que de repente se tornou popular neste ano foi o surf – com crescimento de 40% na categoria durante o 6,18 deste ano. Tirar fotos em pé em uma prancha de surfe tornou-se recentemente uma nova onda de atividades “obrigatórias” para os jovens nas redes sociais.
2. Lanches saudáveis
Comer lanches em vez de refeições é outra das tendências de consumo que estão se tornando comuns entre os jovens que estão sempre em movimento.
Cerca de 89% dos consumidores na China estão abertos a experimentar opções de substituição às refeições, de acordo com uma pesquisa online de 2020 conduzida pela Dingxiang Doctor, uma plataforma online de informações de saúde.
As três principais razões para comprar alternativas de refeição são a necessidade de ficar em forma ou perder peso, a conveniência e o objetivo de manter o equilíbrio nutricional, de acordo com um estudo conjunto realizado por Tmall e a empresa de pesquisa industrial baseada em Xangai CBNData.
“Muitos novos consumidores estão preocupados com a saúde. Eles querem um produto que seja bom para eles, algo com que possam se deliciar, mas também com baixo teor de gordura e calorias”, disse William Wang, fundador da Nice-Cream, uma marca de Pequim que se concentra em lanches saudáveis e sobremesas.
Wang acredita que o desejo dos consumidores por melhores ingredientes e lanches mais saudáveis veio para ficar. O sorvete com sabor de brócolis de sua startup foi uma das guloseimas mais doces e nutritivas da TMF este ano.
3. Perfumes neutros de gênero
Fragrâncias neutras de gênero desenvolvidas pela Boitown, sediada em Xangai, foram um sucesso no evento, especialmente entre o público feminino. A marca tem como objetivo oferecer mais opções de gênero fluidas para os consumidores.
A Boitown também notou que os perfumes estão deixando de ser uma ferramenta usada para mascarar odores corporais para se transformarem numa forma de se expressar, de acordo com Yang Mengting, gerente de marca e marketing da empresa.
“Lançamos uma linha de perfumes independentes para refletir cinco personalidades diferentes, mas divertidas. Ao tocar com notas cítricas, cremosas ou amadeiradas, cada tipo de cheiro evoca a sensação de estar solteiro, de se apaixonar ou o cheiro de dinheiro e sucesso”, disse Yang.
Quatro anos atrás, a China respondia por apenas 1% das vendas mundiais de perfumes. Agora, a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor estima que o valor em RMB seja de 10,9 bilhões em 2020 e algo acima de RMB 30 bilhões em 2025.
“A geração Z é um grupo demográfico único. Este grupo de jovens compradores tem tudo a ver com auto expressão. Eles buscam versatilidade e diversidade em perfumes para ajudá-los a se destacar da multidão”, explicou Yang.
Os produtos da Boitown são mais acessíveis do que seus concorrentes internacionais. No entanto, a marca alavancou com o sucesso as plataformas de e-commerce, como Taobao e Tmall, para alcançar consumidores com experiência digital, especialmente mulheres entre 20 e 28 anos.
4. Nutricosméticos
Ingredientes populares na medicina tradicional chinesa (MTC), como goji berries, tâmaras e motherworts, foram amplamente apresentados no evento, aparecendo em tudo: chá, café, bolos e geleias comestíveis.
Com mais pessoas se tornando cautelosas com a saúde, os jovens consumidores chineses estão descobrindo os efeitos de cura holística da MTC, cada vez mais relevantes para a vida moderna.
O uso de ingredientes naturais e conceitos da medicina tradicional chinesa em alimentos e produtos relacionados à beleza faz parte de uma das tendências de consumo crescentes no país, conhecida como nutricosméticos – tomar suplementos ou produtos para melhorar sua aparência e sensação de dentro para fora. Mesmo grandes marcas internacionais como a LVMH começaram a investir em novas linhas de beleza inspiradas na MTC para atrair os clientes chineses.
A Tong Ren Tang, uma empresa farmacêutica chinesa de 352 anos, injetou uma nova vida em sua marca tradicional ao misturar várias de suas ervas características em cafés e lattes.
Seu tônico mais amargo – uma mistura de americano gelado e uma erva chamada echinacea indiana – era surpreendentemente popular entre as pessoas com papilas gustativas mais aventureiras. Embora a bebida tenha efeitos anti-inflamatórios, seu sabor amargo e ácido atraiu a crença popular chinesa de que “todos os bons remédios têm gosto amargo”.
5. Moda de subcultura
Os jovens fashionistas da China são cada vez mais atraídos pela moda da subcultura, como o estilo Lolita e o tradicional Hanfu chinês – roupas típicas da dinastia Han que influenciaram o Sudeste Asiático, como o quimono.
À medida que as gerações buscam mais maneiras de se expressar por meio da moda alternativa, a demanda por produtos de nicho e marcas de butique também está aumentando. Como resultado, o número de comerciantes que ingressaram no Taobao atingiu o pico de abril de 2020 a março de 2021, um crescimento recorde desde 2017.
O estilo Hanfu continuou a ser a subcultura mais influente e visível no TMF deste ano, com muitos rapazes e mulheres aparecendo no evento totalmente trajados.
A paixão dos jovens por se conectar com as raízes culturais chinesas levou a novos movimentos da moda online. De acordo com as estatísticas do Alibaba, as vendas anuais para esta categoria no Tmall aumentaram quase 500% ano a ano em 2020. No mesmo ano, mais de 1.200 marcas Tmall começaram a incorporar elementos Hanfu em seus projetos.
Os estilos da moda dos anos 2000 também estão de volta: tops, jeans de cintura baixa e muito rosa, neon e glitter. A moda do “bug do milênio” é uma nova maneira de muitos millennials e integrantes da geração Z reviverem o que eles chamam de “bons velhos tempos”.
Com informações Alizila
Imagem: Envato