Dono da rede de lojas Sleep House, rede varejista multimarca de colchões, o grupo espanhol Pikolin prepara uma agressiva estratégia de expansão no País. Atualmente com 52 unidades da Sleep House, sendo 47 próprias e cinco franquias, o grupo projeta chegar a mais de 200 lojas em três anos. A meta prevista no plano de negócios é contar com 65 unidades e R$ 300 milhões em faturamento até o final do ano.
A expansão será baseada no modelo de franchising a partir de São Paulo, onde o grupo mantém um depósito de 10 mil metros quadrados – com mais de 25 mil produtos para pronta-entrega –, em direção ao interior paulista e ao Rio de Janeiro.
O grupo prepara também a montagem ou aquisição de outra fábrica. Em 2019, o grupo adquiriu os ativos de uma fábrica de colchões, espumas e travesseiros em Santa Catarina, a 180 quilômetros de Florianópolis, que responde pelos produtos exportados para mercados vizinhos, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Colômbia e Chile.
Presente no Brasil desde 2012, o Grupo Pikolin mantém uma holding no País formada pelas empresas Pikolin e Sleep House. Juntas, as duas empregam diretamente cerca de 600 pessoas, além de outras 400 de forma indireta. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 300 milhões.
Novo conceito de lojas
Com o objetivo de proporcionar experiência aos consumidores, a Sleep House vai lançar no segundo semestre um novo conceito de lojas no cruzamento da Rua Estados Unidos com Avenida 9 de Julho, em São Paulo.
A flagship inclui a exposição dos colchões organizados por tipos de confortos e marcas, facilitando a identificação das áreas de interesse. A loja terá ferramentas digitais para auxílio na busca do colchão para o descanso ideal, vídeos esclarecedores sobre o grupo, suas marcas e tecnologias e o suporte de consultores especialistas para auxiliar o consumidor na jornada de compra.
Imagem: Divulgação