Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta do Fórum de Varejo, Consumo e Shoppings

Redação de Redação
21 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Neste fim de semana ocorreu no Guarujá o 4º Fórum Nacional de Varejo, Consumo e Shopping Centers, realizado pelos grupos Lide e Dória, com apoio do IDV e coordenação de conteúdo e curadoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

No evento, foram debatidos os principais temas envolvendo o presente e o futuro desses setores e os desafios que o momento tem gerado.

O evento teve a presença decisiva de alguns dos mais importantes líderes desses setores, incluindo Luiza Helena Trajano, presidente do IDV; Flávio Rocha, da Riachuelo; Ronaldo Iabrudi, CEO do Pão de Açucar;  Charles Desmartis, CEO do Carrefour; Paulo Correa, presidente da C&A; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Iuri Miranda, Alexandre Guerra e Ricardo Bomeny, respectivamente CEOs do Burger King, Giraffa’s e Bob’s.

Estiveram também presentes e participaram ativamente, entre outros, Marcos Samaha, do GPA-Multivarejo; Roberto Lima, CEO da Natura; Décio Peccin, CEO do CNA; Ronaldo Pereira CEO das Óticas Carol; além de Carlos Zenteno CEO da Claro e Julio Zaguini do Google.

10402027_1070901232976754_7064378389104293901_n

Ao final, como é uma tradição do evento, foi divulgada uma carta que sintetiza o pensamento central predominante  nos trabalhos realizados.

O Brasil vive sua maior crise de natureza político-institucional, mas também ética e moral, com inevitáveis e profundos reflexos nas áreas econômica, financeira, de mercado, do trabalho e também no plano social.

É relevante destacar que o setor empresarial brasileiro se dê conta de seu distanciamento das questões estratégicas que envolveram o País enquanto os tempos eram de bonança.

Também é fundamental lembrar que apenas cinco anos atrás, jamais imaginaríamos senadores, deputados, empresários e executivos presos por conta de seus crimes, pelos quais foram julgados e condenados.

Essa é uma transformação estrutural!

Como é aquela que aconteceu nos setores de varejo e consumo do País e que não voltará atrás por conta de um consumidor que evoluiu em tudo.

Mas isso não pode ser tudo e o Brasil não pode ser confundido com este momento.

O Brasil é uma nação com uma população que é cada vez mais madura e que sabe o que quer.

É preciso olhar o momento atual com serenidade mas também com senso de urgência. Com bom senso, mas sem abrir mão da necessária depuração ética e moral que a realidade nos impõe. Com equilíbrio mas sem transigir com o futuro.

Em alguns anos tudo que agora passamos será parte da história.

O que agora vivemos, vai passar, mas a responsabilidade sobre o que virá pela frente dependerá em muito do que fizermos, pensarmos, influenciarmos, planejarmos e decidirmos agora.

Especialmente como líderes empresariais.

É com essa  visão que os empresários e líderes dos setores de varejo, consumo, franquias e shoppings centers, permanentemente próximos dos consumidores-cidadãos que amadureceram e amadurecerão nessa jornada, reforçam seu compromisso, acima de tudo, com o Brasil.

Nossas famílias, nossos colaboradores, nossos clientes, nossos fornecedores, a sociedade e a Nação pedem um compromisso de longo prazo e muito mais responsabilidade com o País.

Em todos os setores empresariais temos que assumir o protagonismo que o momento e o futuro nos impõem.

É uma chance histórica única de sairmos, como nação, maiores e melhores de todo esse processo.

Guarujá, 19 de Março de 2016

10603265_1071083726291838_1442295478458629190_n
Fotos: LIDE

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Tanto se fala nas novas gerações, mas e as que vão envelhecendo?

Próxima Postagem

Os possibilistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Os possibilistas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.