Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os possibilistas

Redação de Redação
22 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Há um certo consenso entre os líderes do varejo nacional de que, independentemente do que acontecer nas esferas política e policial, o cenário econômico desfavorável ainda deve durar bastante tempo. Isso ficou claro durante o Fórum de Consumo, Varejo e Shopping Centers, que o LIDE** promoveu neste último final de semana, no Guarujá, em São Paulo.

Em função da crise, o brasileiro já mudou seu comportamento de compra – nada menos do que 59% dos consumidores reduziram frequência ou gasto em supermercados e 66% deles passaram a visitar mais lojas em busca do melhor preço, de acordo com dados da dunnhumby, apresentados durante o Fórum. Curiosamente, 80% dessas pessoas querem economizar em produtos básicos, como itens de higiene e limpeza, para manter o gasto em pequenas extravagâncias, como doces e bebidas. Adriano Araújo, head da dunnhummby no Brasil, acredita ainda que nestes tempos bicudos, passarão maior aperto as marcas intermediárias. Em outras palavras, a tendência é de polarização, com vantagem para quem vende barato e também para quem consegue agregar valor ao seu produto.

Da teoria para a prática
Ronaldo Iabrudi, presidente do GPA – Grupo Pão de Açúcar, é outro que não acredita que os ventos voltarão a soprar a favor do varejo tão cedo. Por isso, o GPA reforçou sua posição de caixa, para possibilitar uma travessia menos turbulenta. Iabrudi teme que muitos varejistas, sem o mesmo fôlego financeiro, não consigam permanecer no mercado. Outras medidas estão sendo tomadas no GPA, tais como promover sinergias com outros países, cortar custos por meio da busca da eficiência e da pesquisa por soluções sustentáveis, otimizar investimentos, diversificar canais e agregar valor por meio de diferenciação. Ou seja, a receita é fazer mais com menos.

Outra empresa que está procurando fazer o dever de casa direitinho, para passar pela tempestade sem muitos sobressaltos, é a C&A. Paulo Correa, seu presidente, também esteve no Fórum do LIDE, para apresentar sua estratégia omnichannel e o incrível novo posicionamento: ‘tudo lindo e misturado’. A C&A quer se beneficiar deste momento, oferecendo em diferentes canais produtos cobiçados pelos seus clientes, a preços acessíveis. Também está de olho nos custos, fechando lojas deficitárias para focar naquelas que trazem melhores resultados.

Se de um lado a C&A experimenta canais virtuais, de outro marcas tradicionalmente vendidas no porta a porta flertam abertamente com as lojas físicas. Roberto Lima, presidente da Natura, confirmou no Guarujá que além de abrir lojas em shoppings (a primeira, com projeto dos irmãos Campana deve inaugurar até o meio do ano em São Paulo), pretende expandir a venda de seus produtos em lojas parceiras, como a Raia Drogasil.

E os shoppings nisso tudo?
As discussões do Fórum do Guarujá deveriam inspirar a indústria de shopping centers na procura por novos caminhos. Afinal, as medidas adotadas por parte do varejo, que passam pela busca por sinergias, corte de custos, maior eficiência, otimização de investimentos, abertura de novos canais e fontes de receitas, diferenciação e um novo posicionamento, também são adequadas à maioria das empresas deste setor.

Na abertura do evento, Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, disse uma frase antológica: “Não me considero nem otimista, nem pessimista. Sou um ‘possibilista’. Prefiro olhar para as possibilidades que existem para o Brasil”.

Concordo com ele. É hora de pararmos as lamentações, arregaçarmos as mangas e começarmos a aproveitar as possibilidades que estão por aí. Possibilidades de fazer melhor, com menos recursos e mais eficiência. De repensar nosso modelo de negócio. De nos reposicionarmos, com coragem, ousadia e criatividade. Nos nossos shoppings não precisamos de otimistas nem de pessimistas. Queremos, isso sim, ‘possibilistas’. Quem se candidata?

😉

**Ps.: O conteúdo do 4º Fórum de Varejo, Consumo e Shopping Centers teve curadoria da GS&MD e da GS&BW.

*Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW.  Siga-o no Twitter: @luizmarinho

 

Postagem anterior

Carta do Fórum de Varejo, Consumo e Shoppings

Próxima Postagem

Dimitrios Markakis, da Construdecor, palestrará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem

Dimitrios Markakis, da Construdecor, palestrará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.