Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Dono da Centauro vai além do varejo para virar um ecossistema de esporte

Companhia quer seguir caminho similar ao que o Magazine Luiza e fazer aquisições nas áreas de conteúdo e marketing

Redação de Redação
14 de agosto de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Dono da Centauro vai além do varejo para virar um ecossistema de esporte

O Grupo SBF, dono da rede de varejo Centauro e responsável pela distribuição da marca Nike no Brasil, pretende criar um ecossistema esportivo. Além de vender artigos para esportes, a empresa está apostando na criação de conteúdo para potencializar o seu negócio – especialmente os canais digitais, que já representam 28% das vendas da companhia.

Essa transformação digital está nas mãos do executivo Pedro Zemel, que é o presidente da empresa desde 2016. Mas foi no último ano que esse avanço realmente aconteceu. Um marco foi a aquisição da produtora de conteúdo NWB, que é detentora de canais do YouTube como Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, do ex-jogador de futsal. No total, o SBF pagou R$ 60 milhões pela empresa, que possui atualmente mais de 150 milhões de seguidores em diferentes plataformas.

“Queremos ser um ecossistema do esporte e aumentar a profundidade de relação que temos com os nossos clientes. A leitura que temos é a de que precisamos ser relevantes em todos os pontos de contato possíveis”, afirma Zemel.

Trilha do Magalu

É um caminho similar ao que o Magazine Luiza tem feito nos últimos anos: desde 2020, o Magalu comprou, entre outras empresas, os portais Jovem Nerd e Tecnoblog, além da plataforma de marketing digital InLoco. O Grupo SBF está de olho em novas oportunidades de aquisição que ajudem a complementar esse ecossistema.

De acordo com Zemel, novas aquisições nessa área de conteúdo e marketing estão no radar para reduzir o valor gasto para atrair novos consumidores. Recentemente, a empresa também fez um teste com o canal Desimpedidos para transmitir jogos do Campeonato Brasileiro feminino, que chegaram a ter mais de 400 mil visualizações no YouTube.

“Gerando conteúdo, temos uma capacidade de engajar os consumidores e, nesse caso, também ajudamos a fomentar o esporte feminino no País”, afirma ele.

Essa investida no mundo digital acontece após a empresa ter pedido a disputa pela compra da Netshoes para o próprio Magalu, em 2019. Para analistas, a dona da Centauro errou ao demorar para abraçar o digital – o que fez com que sua rival conseguisse crescer nesse segmento.

Varejo físico

A venda de materiais esportivos, no entanto, continua sendo o principal negócio da empresa, que volta a ter números comparáveis aos apresentados em 2019. A receita líquida da empresa no segundo trimestre de 2021, considerando apenas as vendas da Centauro, foi de R$ 628,7 milhões, alta de 15% em relação ao apresentado dois anos atrás. Se for comparado ao mesmo período do ano passado, época em que a empresa foi castigada pela pandemia, especialmente com os shoppings fechados, a alta foi de quase 163%.

Mas, agora, a empresa também conta em seu balanço com os resultados da Fisia, distribuidora da Nike comprada por cerca de R$ 1 bilhão no ano passado. A entrada nesse negócio foi importante, segundo o presidente do SBF, para acrescentar à companhia o negócio de distribuição e atacado. “Nós queremos estar presentes em todos os segmentos do setor e utilizar as marcas para alavancar os resultados com as nossas competências”, afirma Zemel.

Nike em alta

A empresa também está atuando para melhorar os resultados da Nike no País – especialmente, as vendas digitais. O negócio gerou uma receita líquida de R$ 965 milhões no primeiro semestre deste ano, com lucro de R$ 354 milhões.

Mas o número que Zemel mais chama a atenção foi a alta da participação do e-commerce para a marca americana: saltaram de 10% para 20% de um trimestre para o outro. No geral, as vendas digitais já representam 28% da receita total do grupo, 9 pontos porcentuais a mais do que em 2019.

Para Breno de Paula, analista da Inter Research, esses números mostram que o varejo continua sendo o principal negócio do SBF e é isso que a empresa precisa entregar no curto prazo. “O grupo precisa investir em ‘omnicanalidade’, aumento de lojas, sortimento e velocidade de processamento online. Também há muito o que se fazer para explorar a geração de valor com a Fisia”, diz.

Zemel afirma que tudo isso está no radar. A expansão de lojas continua: no segundo trimestre foram quatro aberturas e oito reformas. Outras seis lojas também foram abertas em julho. “Estamos vendo em cidades menores, com população menor do que 200 mil habitantes”, diz.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Jadlog amplia investimentos em infraestrutura e reduz prazos de entrega

Próxima Postagem

Seguradoras aprovam flexibilização dos seguros de automóveis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Seguradoras aprovam flexibilização dos seguros de automóveis

Seguradoras aprovam flexibilização dos seguros de automóveis

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.