Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E depois?

Redação de Redação
31 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Ana Paula Tozzi*

Bom Dia. Hoje é dia 22 de abril (data fictícia) e temos um novo presidente no País. O impeachment aconteceu ou ela renunciou. Você está eufórico, feliz, com esperança. Acreditando que agora tudo vai mudar. Tudo o que?

A economia? Está certo que a mudança de humor do mercado, tanto dos empresários, quanto dos executivos e dos consumidores poderão interferir no curto prazo em pequenas questões. Consumidores mais otimistas consomem mais. Sem querer aborrecer você, tenho que lembrá-lo que dólar, PIB, taxa de juros e indicadores de desemprego não se movimentarão com facilidade. Pelo contrário, temos muita lição de casa a fazer, antes que esses aspectos sejam resolvidos. São necessárias as famosas reformas estruturais.

As reformas? Comecemos pela mãe de todas as reformas: a reforma politica. Para a reformulação do nosso falido sistema político, são necessários projetos de lei, aprovações, discussões profundas e apoio do congresso. A reforma da previdência, ainda que seja a mais próxima de ser discutida, terá ajustes incipientes que dará um pequeno fôlego no curto prazo. As demais, trabalhista e judiciária mal começaram. Claro, será bom o país voltar a andar, mas temos um longo caminho.

Bom Ana…vou parar de ler. Nem comemorei ainda e você está me deixando triste. Calma! Vou me redimir. Mas precisava tirar você da zona de conforto de forma que você lesse com detalhe o que eu tenho a dizer a seguir.

Nos últimos 18 meses, nossa empresa de consultoria tem realizado diversos projetos de Orçamento Base Zero, de Eficiência Operacional de Loja, o Repensar dos Processos de Gestão, e outros projetos que claramente são os de preparar as empresas a diminuir custos: quer seja pela redução direta de despesas, quer seja pela busca de eficiência dos processos. Mas, e os projetos de aumento de vendas? Projetos de Expansão? Go to Market? Joint Business Plan? Os projetos de médio e longo prazo estão esquecidos?

Pois bem, temos que voltar a pensar nos próximos 3, 5, 7 e 10 anos. Temos que aprender com a cultura do planejamento de médio e longo prazo e determinar investimentos que garantam a perenidade de nossas empresas. Temos que ter pitadas de coragem em rediscutir inovação e estratégias.

Obviamente, estou falando com você que já fez a lição de casa.

Nesse momento, minha sugestão é que você, líder da sua equipe ou da sua empresa, pare e identifique na sua equipe quem está entregando o presente e quem tem capacidade de entregar o futuro. Separe um pequeno grupo de estudo que vá pensar lá na frente. Vale lembrar que cada negócio tem o seu takt time*, seu ritmo,  logo, para cada negócio, esses prazos podem variar. Separe um orçamento, exponha suas expectativas e através de uma metodologia, nós usamos metodologia própria (Espiral Inovadora*), construa uma visão de futuro.

A minha grande preocupação é que sua empresa esteja tão preocupada com o curto prazo que quando o Brasil voltar a andar, você não esteja mais em forma: estará magra (fez toda a lição de casa: obz, eficiência de processos) mas não terá preparo físico para voltar a concorrer com técnica e planejamento. Ou seja, poderá sobreviver mas, não sairá melhor do que entrou nessa crise. Existe uma forma de sair vencedora e o planejamento é a base fundamental deste sucesso.

*Ana Paula Tozzi ([email protected]) é CEO da GS&AGR Consultores

Postagem anterior

Acessibilidade máxima – O varejo brasileiro está preparado?

Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.