Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Retail analytics e a transformação do setor varejista

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
17 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O setor varejista vem passando por uma série de mudanças em suas operações e na forma como enxerga o consumidor. E em razão dessa ruptura, as empresas que atuam no segmento estão cada vez mais apostando em tecnologia para otimizar seus processos. No último ano, isso foi especialmente importante em razão da crise pandêmica com que o mundo se deparou. Esse cenário mudou profundamente os comportamentos de compra dos consumidores, que passaram a demandar uma experiência consistente e contínua, seja na loja física, seja no comércio online. Por isso, os varejistas tiveram um grande desafio para atender a todas essas necessidades.

A busca constante por melhoria nos processos de negócios e da cadeia que integra o varejo saiu de um patamar que já era considerado importante para um nível tido como crucial. A indústria de bens de consumo e o varejo aceleraram de maneira substancial o seu processo de transformação digital. E muito disso foi apoiado pelo uso de ferramentas de analytics. Nas diversas etapas de negócios – desde o planejamento de demanda, passando pelo relacionamento e pela experiência oferecida na oferta final -, o uso de tecnologia é essencial.

Para endereçar o desafio com que o segmento se depara em toda a cadeia, incrementar projetos de retail analytics para interpretar as informações em todos os pontos é de suma importância. Embora diversas organizações afirmem que estão avançadas em projetos de transformação digital, agrupando e incorporando novos canais digitais para se conectar a seus parceiros de negócios e também ao consumidor final, vemos que, na maioria delas, ainda falta uma etapa de transformação do conteúdo captado em inteligência para que seja possível tirar insights relevantes a partir das informações coletadas.

Embora há muito se fale sobre a transformação digital do setor varejista, estamos apenas no começo de uma série de mudanças que impactarão de maneira considerável toda a cadeia que compõe esse segmento, bem como o próprio consumidor. Exemplo disso é o tamanho do próprio mercado de tecnologia analítica. De acordo com relatório da consultoria MarketsandMarkets, o mercado global de retail analytics deve crescer de US$ 4,3 bilhões em 2020 para US$ 11,1 bilhões até 2025, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês) de 21,2%.

O entendimento que o uso de ferramentas de retail analytics dá poder para que as organizações varejistas consigam compreender em tempo real a demanda de seus consumidores será intensificado. A tecnologia auxilia, por exemplo, na otimização do gerenciamento de estoque e na identificação do padrão de compra. O uso de recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) e sua integração com várias soluções de software, especialmente em ambientes em nuvem, estão sendo rapidamente adotados pelo setor, que busca otimizar a chamada abordagem omnichannel.

Na América Latina, as companhias varejistas estão aperfeiçoando suas necessidades de negócios por meio da melhoria de processos de inteligência analítica. O caminho natural é que esse processo seja ampliado, com os players da cadeia de bens de consumo adotando cada vez mais o retail analytics e modificando suas técnicas de abordagem de negócios. A adoção rápida de avanços tecnológicos, como IA, Machine Learning, Computer Vision, computação em nuvem e outras inovações seguirão impulsionando o segmento. Será graças a essa transformação que as organizações conseguirão responder agilmente com ofertas relevantes, preços competitivos e produtos e serviços nos quais seus consumidores verdadeiramente estão interessados.

Cristián J. Figueroa é head of Retail & Consumer Goods para América Latina do SAS.
Imagem: Envato

Postagem anterior

“Escritório em Xangai criou relação de confiança com os chineses”, diz presidente da InvestSP

Próxima Postagem

Sociedade 5.0, o passaporte para o futuro da América Latina

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sociedade 5.0, o passaporte para o futuro da América Latina

Sociedade 5.0, o passaporte para o futuro da América Latina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.