Grandes empresas de destilados que atuam no Brasil, Bacardi Martini, Beam Suntory, Brown Forman, Diageo Brasil e Pernod Ricard se uniram para criar a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD).
A semente da iniciativa foi plantada em 2020, com a criação do Núcleo pela Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas no Brasil, grupo formado para fortalecer transparência e a responsabilidade na relação da sociedade com o consumo de bebidas alcoólicas.
Além de conscientização e consumo responsável, a nova associação tem outras bandeiras, como isonomia tributária e regulatória e combate ao mercado ilegal. As empresas que integram ABBD movimentam R$ 34,2 bilhões/ano, segundo levantamento da Euromonitor de 2018.
Doses certas
A ABBD já planeja iniciativas para fortalecer a campanha educativa do movimento “Doses Certas”, que desde 2020 trabalha para desfazer mitos relacionados a bebidas alcoólicas. Outro mote é informar a população que “Álcool é Álcool” – o mesmo tipo de álcool está em todas as bebidas, e é importante controlar a quantidade consumida.
Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre (RS), José Eduardo Cidade é o presidente da nova entidade. “A Associação é um marco para mudanças estruturais necessárias. Juntos, vamos dar voz a um setor de grande representatividade, em um momento ímpar do país, para discutirmos a reforma tributária e a retomada econômica, sem nunca perder de vista o consumo responsável e nosso papel junto à sociedade.”
Imagem: BigStock