Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Mapa de Empresas registra 1,4 milhão de novos negócios

Dados são referentes ao segundo quadrimestre de 2021

Redação de Redação
30 de setembro de 2021
no Economia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo União Química

O Brasil registrou mais de 1,4 milhão de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2021, segundo dados do novo Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, divulgado nesta quinta-feira, 30. O número, recorde para o período, representa um crescimento de 1,9% em relação aos quatro meses anteriores e de 26,5% em comparação com o mesmo período de 2020.

De maio a agosto deste ano, 1.420.782 novos negócios foram abertos no País, enquanto outros 484.553 tiveram as atividades encerradas no período. O saldo positivo de 936.229 foi incorporado ao total de empresas ativas, que agora é superior aos 18 milhões.

A atividade econômica que representou o maior fluxo de novos negócios foi a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 82.943 novas empresas abertas (quase 5% do total do período). Outros ramos que tiveram destaque foram os de promoção de vendas (67.888 novas empresas, cerca de 4% do total), cabeleireiros, manicure e pedicure (46.137 novas empresas, cerca de 3% do total) e obras de alvenaria (45.957 novas empresas, cerca de 3% do total).

Com 3.160 empresas criadas nos últimos quatro meses, o Acre foi o Estado que apresentou o maior crescimento porcentual de novos negócios, 26,6% superior em relação aos primeiros meses de 2021 e mais de 41,7% do que registrava no segundo quadrimestre de 2020. Amapá, Rondônia, Alagoas e Roraima seguem o ranking de crescimento porcentual no Mapa de Empresas.

O boletim destaca que o registro automático de empresas, a Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), a dispensa de alvarás para o exercício de atividades de baixo risco e a recente Lei nº 14.195, que busca simplificar a abertura e o funcionamento de empresas no país, foram causas para os reflexos no número de novos negócios.

Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, a transformação digital também simplificou e agilizou o processo.

“O uso da assinatura do GOV.BR nas juntas comerciais, por exemplo, tem reduzido os custos e o tempo para que o usuário tenha seu negócio formalizado. Os recordes em registros de novas empresas reforçam cada vez mais a opção do brasileiro pelo empreendedorismo e criação de novos negócios”, destaca Andrade.

Atualmente, um empreendedor leva em média 2 dias e 16 horas para a abertura de um novo negócio, segundo o Mapa de Empresas, 13 horas a menos do que o registrado nos primeiros quatro meses do ano e 5 horas a menos do que ocorria no mesmo período de 2020.

O secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, reforça que a Estratégia de Governo Digital 2020-2022 definiu como meta diminuir para um dia o tempo médio de abertura de empresas no Brasil.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Gabriela Brumatti) 

Imagem: Envato

Postagem anterior

Kraft Heinz se torna acionista majoritária da BR Spices

Próxima Postagem

Equipe econômica do governo prepara pacote para estimular crédito no País

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional
Foodservice

Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

3 de junho de 2025
Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo
Supermercados

Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo

3 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo
Gestão

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano
Varejo

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Varejo

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo prepara pacote para estimular crédito no País

Equipe econômica do governo prepara pacote para estimular crédito no País

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

3 de junho de 2025
Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo

Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.