O Dia das Crianças é uma das principais datas do varejo, e muitas vezes serve de termômetro para os lojistas sobre como serão os movimentos de vendas no final de ano. Neste ano, o desempenho geral da economia, ainda afetado pela pandemia, e a consequente lenta retomada do comércio ainda geram dúvidas sobre como serão os resultados da data.
De acordo com uma pesquisa feita pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 62% dos brasileiros pretendem presentear no Dia das Crianças, e cerca de 14% não sabem ainda o que farão. Os dados foram levantados entre os dias 7 e 12 de julho. O levantamento mostra que 47% dos entrevistados vão presentear sobrinhos, e 14% irão dar presentes para os filhos.
O valor médio dos presentes também foi pesquisado. Aproximadamente 27% dos entrevistados disseram que vão gastar entre R$ 50 e R$ 100. O grupo é seguido pelos 22% dos brasileiros que gastarão entre R$ 101 e R$ 200. Ao todo foram entrevistadas 1.083 pessoas. Para conferir a pesquisa, clique aqui.
A expectativa é de um crescimento de 3% nas vendas desse ano, segundo levantamento da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo). As estimativas deste ano são superiores às de 2020. No ano passado, apesar da pandemia, os números também apresentaram crescimento em relação a Dia das Crianças de 2019.
Categorias favoritas
A categoria de brinquedos segue sendo a favorita na data: cerca de 68% dos entrevistados disseram que presentearão com algum tipo de brinquedo. O segundo segmento preferido é o de jogos, com 29%, e em terceiro está o setor de moda: 25% pensam em dar uma peça de roupa de presente.
As categorias com as menores porcentagem para entre as opções de Dia das Crianças são a de celulares ou smartphones, com 11%, e a de bicicleta, patinete e skate, com 14%.
Imagem: Shutterstock