Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mercado de eventos corporativos de incentivo: um setor que renasce das cinzas

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
21 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado de eventos corporativos de incentivo: um setor que renasce das cinzas

Aos poucos, a vida está retomando o seu curso nos principais setores que movem a economia ao redor do mundo, incluindo o mercado de viagens e eventos corporativos. Mas engana-se quem acha que a normalidade que todos estão encontrando será a mesma daquela do período pré-pandemia. Algumas pesquisas sobre o assunto em vários locais do mundo mostram um fato: a pandemia mudou por completo o perfil das viagens de negócios.

As viagens rápidas para participar de reuniões, com retorno no mesmo dia, ficaram no passado. A tecnologia mostrou o quanto ela é eficiente para solucionar essas conversas. A partir deste novo momento, os encontros de relacionamento estratégico estão ganhando mais força. E alguns destinos estão se tornando locais atrativos para esse networking.

E eu pude conferir essa mudança ao desembarcar em várias cidades europeias para participar de eventos setoriais, assim como sentar à mesa junto com os principais dirigentes desses locais para ajudá-los a compreender como será possível fazer a retomada do mercado diante desse novo cenário.

Em Budapeste, participei de um evento presencial sobre o setor que contou com cerca de 150 líderes do mercado para discutir os procedimentos de abertura do mercado. Vários protocolos foram adotados, incluindo o envio de um exame de PCR feito, no máximo, em um prazo de 72 horas, máscara e comprovante de vacinação.

Já na Croácia, novamente em um evento físico, cerca de 220 pessoas dividiram o mesmo espaço, adotando essas três regras, o que mostra que elas têm força para serem utilizadas no futuro. O que está aos poucos perdendo a força é o distanciamento. E o aperto de mão deixou de existir.

Em Montenegro, país balcânico no sudeste da Europa, eu vi uma cena que demonstrou o quanto é importante estar à frente do que vem por aí, mesmo sabendo que ainda temos um horizonte sem muitas certezas. Tive a oportunidade de presenciar a realização de um evento de incentivo da Toyota com cerca de 400 pessoas em um barco e com a praça central da cidade fechada para acomodar o encontro.

Isso me deixou muito confiante de que esse é só o começo de uma retomada para um setor que ficou 18 meses e 22 dias literalmente parado, com pessoas sem receber suas remunerações, mas ainda acreditando que o mercado de eventos corporativos e de incentivo iria voltar aos trilhos.

Renascimento do setor de eventos

Vários fatores estão ajudando a desenhar o renascimento do setor de eventos. O avanço da vacinação está permitindo que as pessoas possam voltar a sair de suas casas para fazer encontros de relacionamento com seus clientes e parceiros, assim como estimulando as empresas a fazer esses eventos em locais físicos.

Em algumas cidades, a máscara ainda é obrigatória para entrar em restaurantes e lojas, entre outros. Eu acredito que esse hábito deve perdurar mesmo quando não houver mais a pandemia, porque as pessoas absorveram esse costume de se protegerem.

Nesses eventos, percebo o quanto as pessoas estão se sentindo mais seguras por conta da vacinação. Isso trouxe tranquilidade e paz de espírito a elas, e, com isso, elas estão tendo coragem de se expor mais e voltar à ativa.

O verão europeu mostrou que as pessoas estão vivendo com mais intensidade, justamente por causa dessa sensação. Os restaurantes voltaram a lotar, as praias também, os hotéis retornaram com suas tarifas no preço antes da pandemia. O trauma do isolamento, das restrições, do medo e dos perigos deixou marcas nas pessoas e hoje elas não querem mais se lembrar disso.

Há muitos gaps entre vários elos da cadeia que precisam ser amarrados nessa nova construção. Mas é preciso entender qual é a dor de cada um para conseguir tapar os buracos e restabelecer a comunicação entre eles. Assim, será possível puxar o setor de eventos corporativos de volta a um novo caminho, ainda mais inovador e adequado aos novos rumos do mundo.

Natasha de Caiado Castro é fundadora e CEO da Wish International.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com quase 30 anos de história, Empório Santa Maria abre segunda unidade

Próxima Postagem

Como estão suas vendas M2M?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como estão suas vendas M2M?

Como estão suas vendas M2M?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.