Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Falar em ESG e capitalismo consciente vai ao encontro das exigências das novas gerações

Varejo com Causa debateu a nova geração de consumidores que busca marcas com propósito

Redação de Redação
11 de novembro de 2021
no ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Falar em ESG e capitalismo consciente vai ao encontro das exigências das novas gerações

Diante de uma nova geração de consumidores digitais ultraengajados, que buscam marcas com propósito e responsabilidade socioambiental, refletir sobre conceitos como ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) e capitalismo consciente deixou de ser apenas uma opção para as empresas. O momento pede ações claras e transparentes para além do discurso.

Essa é a visão de Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero, e Hugo Bethlem, chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), que participaram da 1ª Semana do Varejo com Causa nesta quinta-feira, 11. O evento foi criado para debater a cultura de doação no varejo e a importância do impacto social, organizado pelo Grupo MOL em parceria com o Movimento Arredondar e a Cause. Mercado&Consumo é parceira de mídia do projeto e, além de divulgar as lives todos dias, faz uma cobertura especial do que foi debatido.

“Não adianta mais só pendurar um quadro na parede da empresa com ‘missão, visão e valores’ e não agir. O mundo agora é transparente e os consumidores mais jovens querem saber o que a empresa tem de único e autêntico, querem saber qual seu impacto no mundo. Não podemos só falar. Precisamos falar e fazer”, diz Juliano Ohta.

Ohta analisa que a geração Z, que está entrando agora no mercado de trabalho, está escancarando a necessidade de se pensar o ESG: “Os jovens dessa geração são mais ansiosos e preocupados e, diante de incertezas, querem agir socialmente, querem empreender e exigem mudanças das empresas. Eles não buscam um consumo desenfreado e preferem consumir marcas que agem com propósito”, completa.

Sobre a pandemia, que fez muitas empresas despertarem para a cultura da doação e agirem para doar dinheiro e outros itens de necessidade, os executivos não acreditam que essa nova mentalidade de empatia e solidariedade esteja plenamente consolidada e garantida para o futuro.

Ponto de virada

“Gostaria que a pandemia tivesse sido um game changer [ponto de virada], mas acho que foi apenas um game accelerator [acelerador]. O Brasil não tinha a cultura de doação e muitas empresas ajudaram, mas acho que elas poderiam ter feito muito mais”, reflete Bethlem.

“Houve um movimento maior do que o esperado. As necessidades ficaram muito escancaradas e, em momentos como esse, surge empatia. Mas, conforme as coisas forem se normalizando, a tendência é esse sentimento desaparecer. Por isso é responsabilidade de nós executivos lembrar sempre dos problemas do Brasil e continuar provocando nossas equipes a enxergar esses problemas e a buscar soluções”, diz Ohta.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

PEC dos Precatórios: espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões é o necessário, diz Bezerra

Próxima Postagem

ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 4,3 bi no Brasil até 2024

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
ArcelorMittal

ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 4,3 bi no Brasil até 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.