Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Paciente demonstra que informação é fundamental no tratamento de câncer de próstata

Ubiratan Azevedo de Menezes sempre considerou saúde prioridade, fazendo consultas e exames periodicamente

Redação de Redação
12 de novembro de 2021
no ESG, Gestão, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos
Novembro Azul: Fatores de risco, sintomas e prevenção do câncer de próstata

Se alguém ainda tinha dúvidas de que informação de qualidade e conhecimento são essenciais quando se trata de tumores, para prevenir, diagnosticar precocemente ou buscar o melhor tratamento, não tem por que continuar com elas depois de conhecer a história de Ubiratan Azevedo de Menezes, 49 anos, professor da Universidade do Estado da Bahia. Contrariando as estatísticas, que apontam que os homens não se preocupam tanto com a saúde, ele sempre considerou o tema prioridade, fazendo consultas e exames periodicamente. “Sei que não é muito comum no Brasil os homens frequentarem consultório médico de qualquer especialidade, não só urologista, e sob esse aspecto eu sou o inverso; sempre busquei acompanhar meu estado geral de saúde.” Graças a essa postura, de se cuidar e buscar informações, ele conseguiu tomar decisões com consciência quando descobriu um câncer de próstata.

O urologista Marcelo Langer Wroclawski, vice-presidente da seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), lembra que esse é o tipo de câncer mais comum no homem, depois dos tumores de pele não melanoma. “É o segundo que mais mata, só atrás do câncer de pulmão.” Por essa prevalência, alerta, é muito importante que os homens façam acompanhamento médico e exames para identificar a doença em estágio mais precoce e aumentar a chance de cura.

Menezes conta que desde os 40 anos vai anualmente ao urologista, assim como em outras especialidades. Em uma dessas consultas, aos 46 anos, não entendeu o motivo do médico não fazer exame de toque, dizendo que ele só precisaria a partir dos 50 anos. “Aquilo me soou estranho, porque eu já tinha feito pelo menos duas vezes.”

Suas dúvidas faziam sentido. Conforme explica Wroclawski, a recomendação da SBU é que os homens façam, a partir dos 45 anos, screening com exame de toque retal e PSA, que é o marcador tumoral dosado no sangue; para os que têm algum fator, o indicado é começar aos 40 anos. “São três os principais fatores de risco: idade, raça e questão familiar”, avisa o urologista.

Em relação à raça, os negros têm mais chance de desenvolver tumor de próstata, geralmente em idade mais precoce e mais agressivo do que os brancos, e os brancos têm maior prevalência dos que os amarelos. No quesito familiar, pacientes com pai e/ou irmão com histórico desse tumor possuem mais do que o dobro de chance de desenvolver do que a média da população. No fator idade, 60% dos tumores são diagnosticados a partir dos 65 anos. Wroclawski chama atenção ao fato de 40% serem descobertos antes, o que confirma que não se deve adiar a investigação.

Paciente demonstra que informação é fundamental no tratamento de câncer de próstata
Ubiratan Azevedo de Menezes em foto postada em sua conta no Instagram após a cirurgia

Exames frequentes

Foi justamente para não deixar seus exames para depois que Menezes decidiu procurar outro urologista, fez os exames de toque e PSA e com os resultados sem alteração retornou no ano seguinte. Ele tinha 47 anos quando seu PSA deu alterado, limítrofe, recebendo a indicação de refazer entre seis e oito meses, por causa dessa mudança. Chegou a pandemia, precisou esperar um pouco mais, mas antes de completar dez meses refez o exame, que deu uma alteração maior. “Passamos para uma investigação mais aprofundada, com ultrassom de próstata, que deu normal, depois ressonância magnética, que acusou a existência de um nódulo cujas características precisavam ser investigadas. Fiz biópsia e depois de um tempo o laudo anatomopatológico apontou que era um câncer em nível inicial. Também fiz exame imunohistoquímico, com fragmentos da próstata”, recorda. “Esse conjunto de exames me deu a certeza sobre qual seria o melhor tratamento: a extração da próstata. O nódulo estava no ápice direito da próstata, um espaço muito sensível para ruptura da membrana que dá acesso aos outros órgãos.”

O paciente ainda buscou uma segunda opinião, com outro médico, para ter certeza do caminho a tomar. Fez a cirurgia robótica no dia 22 de julho de 2021.

Menezes tomou a decisão de fazer a cirurgia, junto com seu médico, munido de bastante informação. “Li diversos artigos em português e inglês, conversei com muitas pessoas. Depois que temos o diagnóstico, ficamos sabendo de amigos que tiveram o tumor e nem imaginamos.”

Ele afirma que para se decidir considerou algumas questões, como a idade – mais jovem do que a maioria que tem o diagnóstico -, e o estado geral de saúde com boa resposta fisiológica. “Eu não queria pagar para ver esse câncer avançar nos próximos anos ou meses. Se nos dez meses anteriores ao diagnóstico ele avançou tanto, considerei que estava em um ritmo acelerado, principalmente levando em conta que por natureza o desenvolvimento desse tipo de tumor costuma ser mais lento.”

Ponderou ainda que se fizesse seguimento por alguns anos e depois precisasse de uma intervenção, o organismo poderia não responder tão bem. “Considerando a expectativa de vida aumentada, poder viver com qualidade pesou muito. Não queria fazer a cirurgia com uma condição fisiológica mais comprometida pela ação do tempo. Queria autonomia urinária e da minha sexualidade. Tenho família estruturada, uma filha de 23 anos, um de 19 anos e outro de 18. Não pensava em ser pai novamente, mas queria manter minha sexualidade ativa. Meu modo de vida e minha idade me permitem ter uma estrutura muscular um pouco mais fortalecida para a recuperação.”

Todos esses fatores, unidos ao risco de ruptura e avançar para metástase, ajudaram a optar pela cirurgia. “Só de saber que não precisei de nenhum tipo de terapia complementar, quimioterapia, nem radioterapia ou hormonioterapia, para mim é o reforço da decisão acertada.”

Quebrando preconceitos

Ele compartilha no seu perfil do Instagram @biraamenezes sua experiência, fez vídeos antes da internação, logo após a cirurgia, fazendo fisioterapia, e atualiza as novidades mensais dos avanços. “Quero registrar com toda honestidade, mostrando o que acontece e no momento que algo for superado, também será dividido com as pessoas”.

Espera poder inspirar outros homens a se cuidarem, a darem atenção à saúde, lembrando que não esperem chegar aos 60 anos para fazer exames regulares, porque a ciência cada vez tem mais opções e com o diagnóstico precoce a probabilidade de não ter metástase e curar é maior.

“O paciente precisa entender que, em última análise, a saúde é dele e não dá para simplesmente alienar sua saúde a outras pessoas. Tem que ter uma posição, decidir o que é melhor e se não estiver seguro, buscar informação, outras opiniões”, sugere. A quem não faz acompanhamento médico com medo de descobrir alguma doença, avisa: “Não saber não significa que não tem, não saber não significa que não está ruim.”

Com informações do Instituto Vencer o Câncer
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Toshiba, como a GE, planeja se dividir em três empresas distintas

Próxima Postagem

COP-26: Amazônia é ‘deserto digital’, mas leilão de 5G mudará isso, diz Leite

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Amazônia

COP-26: Amazônia é 'deserto digital', mas leilão de 5G mudará isso, diz Leite

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.