Visando chegar a 27,8% de penetração digital nas vendas totais da companhia, a Usaflex planeja investir R$ 100 milhões na estratégia digital até 2025. A meta é bem ousada, já que hoje as vendas digitais correspondem a 11% do total.
Para alcançar esse objetivo, a empresa está investindo forte no modelo omnichannel e já plugou 178 das mais de 250 franquias. “O primeiro ponto é que a digitalização não é só na venda de um canal específico. O nosso consumidor é digital. A presença digital é importante para que o consumidor entenda da marca e do produto e finalize a compra onde desejar”, afirma Lucas Neves, diretor-digital da Usaflex.
Neves destaca que a estratégia omnichannel da companhia está focada em quatro pilares: no Retira Loja, em que o cliente compra no site e retira na loja, mais de 1.500 clientes foram levados às unidades apenas de agosto a outubro. “Isso é digitalizar a loja. Pegar um cliente que a loja não teria e levá-lo até lá”, diz.
Outra frente é a estratégia ship from store, na qual são utilizados os estoques das franqueadas para fazer entregas mais rápidas. Para isso, a empresa conta com parceiros logísticos, que fazem a integração com a loja no last mile. Em alguns casos, as entregas são feitas em uma hora e meia. “Com isso, conseguimos entregar com maior velocidade para o consumidor e ajudar o franqueado a desovar mais rápido o produto”, diz o executivo.
A Usaflex também investiu na prateleira infinita para que o vendedor possa oferecer um produto que a loja não possui através de um aplicativo. Nesse caso, o cliente pode escolher retirar na mesma loja ou receber em casa. Por fim, a empresa oferece a possibilidade de troca dos produtos nas lojas físicas.
“Devemos implantar em breve a vitrine infinita, que será o sortimento total da companhia na mão do cliente. Com certeza, isso vai aumentar a experiência do cliente e as vendas da companhia”, afirma.
Digitalizar para expandir lojas físicas
Além do crescimento das vendas digitais, o investimento em omnichannel visa a expansão física em outras regiões do Brasil. Com o mercado concentrado nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Usaflex planeja ampliar sua presença na região Nordeste. “Vemos muitas oportunidades de digital, principalmente no Nordeste. Hoje o frete acaba sendo um pouco mais caro. Quanto mais potencializarmos o ship from store, melhor será para esse consumidor”, explica.
Com 50% do faturamento concentrado nos 7 mil pontos de lojas multimarcas, assim como no digital, a Usaflex que dobrar a presença das unidades franqueadas até 2025.
IPO à vista
O investimento em digital faz parte da preparação para abertura de capital em 2023. Neves explica que num IPO os investidores avaliam se a empresa está bem posicionada no mercado digital. “Estamos deixando a empresa preparada para isso”, afirma.
Além da estratégia omnichannel, a Usaflex vai investir em outras frentes, como a construção de squads por jornada e a hipersonalização de compra. “A estratégia omnichannel é um pedaço da estratégia digital da companhia. Também vamos olhar para o customer experience do usuário e construir squads por jornadas olhando os produtos digitais da companhia”, afirma.
Para a fazer a personalização de produtos, a empresa aposta na integração de dados. “Temos a parte de hiperpersonalização, de trazer toda a parte de recomendação, de personalizar o que é importante para cada um”, diz.
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