Na metade deste ano a rede de varejo da moda Renner anunciou que iria inaugurar, no último trimestre de 2021, um novo modelo de loja. A nova unidade da marca teve como foco a redução da utilização de água, ataque a geração de resíduos e adoção de mobiliário circular.
Atualmente a Renner conta com 600 lojas em operação pelo País e vem apostando em conceitos de circularidade e omnicanalidade para seus estabelecimentos. A ideia principal da rede é oferecer experiências de compra mais sustentáveis e inovadoras, incorporando princípios da economia circular.
Pelos próximos dias, a Mercado&Consumo reprisa entrevistas e reportagens que estiveram entre as mais lidas do ano de 2021 na plataforma. Confira a seguir:
No final de outubro, a Renner inaugurou, no Rio de Janeiro, a sua loja com novo modelo e conceito envolvidos no projeto, sendo a primeira loja circular do varejo brasileiro. Para esta iniciativa pioneira, a marca desenvolveu um novo modelo de infraestrutura física baseado na omnicanalidade e na economia circular, conceito que associa o desenvolvimento ao melhor uso de recursos, priorizando insumos mais duráveis e renováveis.
A loja fica no Shopping Rio Sul e foi totalmente remodelada para consolidar a estratégia de sustentabilidade executada nos últimos anos pela varejista de moda do País. A Renner pretende inaugurar a segunda loja nesse modelo também no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá.
“Assumimos o desafio de desenvolver no Brasil um projeto de loja até então inexistente no mercado e que mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro. A novidade está totalmente alinhada com a nossa sólida jornada ESG, que traz a moda responsável no topo desta equação”, explica o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.
Impacto ambiental reduzido
Da concepção até a operação, a nova loja do Rio Sul foi desenhada considerando premissas de circularidade para diminuir ao máximo seu impacto ambiental, através da redução de consumo de matérias-primas na reforma. Só em aço estrutural, por exemplo, a Renner deixou de usar 8,5 toneladas. Foram priorizados materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis. A meta era reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra, mas o desafio foi superado, já que 97% desses resíduos não foram destinados a aterros, sendo que grande parte foi reciclada e serviu de insumo em outra cadeia produtiva.
A loja é abastecida por energia renovável e de baixo impacto, originada de fonte eólica. Também é mais eficiente no uso de energia. A emissão de CO2 equivalente evitada na construção e operação da loja, em um cenário de 20 anos, corresponde à restauração de uma área de 1,5 hectare de Mata Atlântica. É como se a Renner plantasse 3 mil árvores no Parque Nacional da Tijuca e as mantivesse por duas décadas. Com isso, o espaço deve alcançar uma redução de 24% no seu potencial de aquecimento global.
A unidade ainda tem pegada hídrica reduzida. No dia a dia da loja, o consumo de água será cerca de 56% menor em comparação a empreendimentos com padrões construtivos tradicionais. Isso vai gerar uma economia de mais de 420 mil litros ao ano, o que equivale ao consumo de sete pessoas neste período.
Para conscientizar sobre sustentabilidade, haverá painéis de LED e placas explicativas distribuídas pelo local, com QR codes que vão guiar os clientes dentro do universo de moda responsável da Renner. Na loja, os consumidores também poderão saber mais sobre as matérias-primas dos produtos, os processos produtivos e a história das coleções. Até mesmo quem está fora do RJ tem oportunidade de conhecer tudo por meio de um tour virtual, que vai mostrar os diferenciais do local.
A unidade abriga também o primeiro Espaço Re, ambiente exclusivo dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca. O local conta com uma seleção de peças com o Selo Re, que geram menor impacto ambiental em sua produção, e um coletor do Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo da Renner que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso. Outro destaque será um espaço do Repassa, plataforma de revenda de vestuário, calçados e acessórios, que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A., reforçando a sua estratégia de circularidade.
Loja potencializa jornada omnichannel
A experiência do novo modelo de loja também foi pensada para dar visibilidade à estratégia omnichannel da Renner e qualificar o relacionamento com os clientes por meio da tecnologia. Toda a jornada foi repensada para melhorar e potencializar as soluções que façam mais sentido para os usuários, evoluindo as experiências oferecidas na loja. Quem circular pelo local terá diferentes canais para acessar produtos e serviços. Um exemplo são os totens que levam ao catálogo digital completo do estoque omni da marca.
A ideia é elevar ao máximo o protagonismo dos consumidores, trazendo ainda mais autonomia à jornada de compra. Para isso, haverá um aumento de mais de 60% no número de caixas de autoatendimento à disposição dos clientes, assim como nos dispositivos de Venda Móvel, operados por colaboradores para finalizar a venda em qualquer ponto da loja.
Coleções especiais com atributos de sustentabilidade
No que se refere à oferta de produtos, a nova loja do Rio Sul abriu as portas com o lançamento de três novas coleções-cápsulas do Selo Re produzidas com matérias-primas e/ou processos de menor impacto.
Entre os destaques está uma nova edição de Re Jeans, o jeans com conceito ecofashion que vem ganhando cada vez mais atributos e representatividade dentro da marca; a coleção Studio Marfinno, com calçados feitos de lonita sustentável com sola de palha de arroz e peças com tingimento natural em tecidos reciclados, linho certificado e viscose e algodão responsáveis; e a cápsula Algodão Orgânico, com opções femininas, masculinas e infantis feitas a partir do algodão cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos.
O novo modelo de loja circular representa mais um passo na evolução da Lojas Renner em sua estratégia de moda responsável, que orienta os esforços para que a Companhia alcance padrões mais sustentáveis e geradores de valor em sua cadeia de fornecedores, nos processos produtivos, na operação de lojas, no relacionamento com colaboradores, comunidades e clientes e nos produtos e serviços oferecidos.
Estas reportagens foram publicadas originalmente na Mercado&Consumo em 15 de junho e em 30 de outubro.
Imagem: Shutterstock e Divulgação