Se o comércio eletrônico foi desbravado por muitos novos consumidores por causa das restrições resultantes da pandemia, o varejo físico continua se reinventando para atrair os consumidores presencialmente.
As lojas inauguradas mais recentemente em Nova York unem em experiência, propósito, tecnologia, interação e coleta de dados dos clientes. A Mercado&Consumo visitou algumas dessas operações juntamente com a delegação da Gouvêa Experience, e trará uma cobertura especial do Retail’s Big Show, promovido pela National Retail Federation (NRF) entre 16 e 18 de janeiro.
A Nike House of Innovation é uma megaloja de seis andares cujo maior diferencial é a tecnologia. Os clientes podem interagir com todos os produtos por meio do aplicativo da marca e fazer o pagamento de qualquer local – ela não tem caixas.
A loja também conta com espaço de customização, um digital signage amplo e um andar só para produtos infantis.
Destaque nas manchetes
A revista feminina americana Allure é mais uma marca que tem apostado em lojas físicas. A empresa abriu um espaço em Nova York, nos Estados Unidos, onde vende tudo que está em destaque nas próprias manchetes.
A loja também é ancorada nos produtos vencedores do prêmio promovido pela revista, tão conceituado que gigantes da beleza, como a Sephora, promovem em suas próprias plataformas.
O espaço conta com uma gama de recursos de tecnologia para aprimorar a experiência de compra: experimentações virtuais de Realidade Aumentada, espelhos inteligentes e códigos QR para conectar os clientes com conteúdo de produto.
A ideia é atrair não só os leitores da Allure, mas também novos consumidores.
Loja física com linguagem digital
Uma das varejistas mais digitais do planeta é outra prova prática de que a omnicanalidade é um caminho sem volta. A Amazon tem apostado em lojas físicas, como as da Amazon Books, que vendem livros selecionados de acordo com os comentários publicados pelos clientes no site.
A loja disponibiliza a avaliação de cada livro e prateleiras com itens mais vendidos e mais bem avaliados. Você também pode conferir um pouco mais da loja em um dos nossos episódios da M&C Insights. Confira no vídeo abaixo:
Mas claro que a tecnologia não fica de lado. As lojas Amazon Books também oferecem devices da marca, como leitores de livros digitais e outros equipamentos.
Imagens: Aiana Freitas