Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão & Talentos

Não trabalhe pensando nas férias: esquecer a recompensa aumenta a motivação

Redação de Redação
27 de outubro de 2016
no Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando estamos de saco cheio de uma “batalha” -seja fazer hora extra para fechar uma planilha no trabalho ou não faltar na academia para terminar o projeto verão- costumamos pensar na recompensa para aguentar passar por toda a labuta. No caso, os “mantras” usados seriam: “foco nas férias ou foco no bumbum na nuca”.

A ideia parece boa, porém, diferente do que poderíamos imaginar, um estudo matemático publicado na revista PLOS concluiu que esquecer as expectativas sobre a recompensa pode ajudar a nos manter motivados e em um melhor ritmo de trabalho.

Para entender como esquecer ajuda na busca de um objetivo, Ayaka Kato e Kenji Morita, da Universidade de Tóquio, no Japão, analisaram matematicamente o modelo dos circuitos de recompensa do cérebro.

A pesquisa avaliou tanto a resposta de pessoas a uma série de decisões que poderiam levar ao objetivo final, quanto a função da dopamina, o neurotransmissor fundamental para a motivação, foco e produtividade.

Para mapear os circuitos de recompensa, os cientistas fizeram diversas perguntas para os voluntários sobre como agiriam durante a busca de um objetivo e as respostas podiam ser apenas “faria” ou “não faria”.

Depois de centenas de simulações e análises matemáticas, os pesquisadores comprovaram que para se manter motivado é melhor esquecer o prêmio final. O esquecimento mantém as recompensas, mesmo as pequenas do dia a dia, mais surpreendentes e esse “mistério” ajuda a manter a motivação na busca de objetivos.

“Nietzsche disse: bem-aventurados são os esquecidos. Nosso estudo computacional mostra que realmente esse pode ser o caso”

Kenji Morita

Antes do estudo, os cientistas conheciam duas funções distintas da dopamina: promover um impulso motivador e representar a diferença entra as expectativas e as recompensas obtidas. A partir dos experimentos, os investigadores concluíram que ambas funções estão relacionadas e que o neurotransmissor está ligado ao sucesso da tese: “esqueça para se manter firme e forte no trabalho”.

As pesquisas futuras da equipe visam explorar como o ambiente e fatores internos (saúde, idade, humor, por exemplo) podem afetar a taxa de esquecimento, e se esta taxa pode ser manipulada para recuperar ou mesmo melhorar a motivação.

 

Fonte: UOL

Postagem anterior

Três tendências de franquias para 2017

Próxima Postagem

O que não ter no currículo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Líderes de empresas brasileiras apontam as principais características para uma condução de sucesso
Destaque do dia

Líderes de empresas brasileiras apontam as principais características para uma condução de sucesso

15 de outubro de 2022
novo
Gestão

Fernando Bacala é o novo Diretor de Vendas & Marketing do Renaissance; e mais mudanças

7 de maio de 2022
Decathlon
Gestão

Decathlon lança programa com vagas na área de tecnologia e e-commerce

12 de abril de 2022
cursos online
Carreiras

Pandemia acelera adoção de cursos virtuais no País

27 de julho de 2020
Mulheres na liderança
Carreiras

Mulheres ainda ocupam poucos cargos de chefia nas varejistas

27 de julho de 2020
Cultura nas empresas
Gestão & Talentos

Seis pontos sobre Cultura nas empresas abordados durante live da Gouvêa de Souza

10 de julho de 2020
Inclusão no atendimento ao cliente
Artigos

Inclusão no atendimento ao cliente

20 de dezembro de 2019
Como gerar melhores resultados na Black Friday
Artigos

Como gerar melhores resultados na Black Friday

29 de novembro de 2019
Próxima Postagem

O que não ter no currículo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.