A empresa suíça Scandit acaba de lançar a ShelfView, uma solução que captura e analisa dados que permitem a visibilidade dos itens disponíveis nas prateleiras em tempo real. Com base em tecnologia de visão computacional avançada, a ferramenta torna as operações de loja mais inteligentes e eficientes, permitindo o fácil processamento de dados como preços e localizações de estoque.
Segundo a empresa, o Scandit ShelfView é ideal para supermercados e lojas com alto volume de SKUs. A solução aborda alguns desafios fundamentais que os varejistas enfrentam hoje para lidar com margens estreitas e impulsionar a otimização de custos.
“Com o Scandit ShelfView, você consegue, por exemplo, detectar quando as promoções acabaram, mas os preços não mudaram na etiqueta”, explica, à Mercado&Consumo, o gerente de contas da Scandit no Brasil, Enzo Ebina.
Automação e robótica
A solução foi lançada em Nova York durante a NRF 2022. Um dos clientes da Scandit nos Estados Unidos é a rede Sam’s Club. Os carrinhos com esfregões que percorrem as lojas fazendo limpeza do chão passaram a contar com torres de câmeras que leem as prateleiras e identificam rupturas e problemas de preços.
Segundo a Scandit, o ShelfView automatiza tarefas de rotina, maximizar a eficiência dos funcionários da loja e reduz a rotatividade de profissionais. “Você vai dar uma tarefa mais nobre para um funcionário que é humano, enquanto o robô que já está fazendo a faxina passa a ter câmeras embutidas para conferir o estoque”, pontua Enzo Ebina.
De acordo com a McKinsey, a introdução da automação e robótica do trabalho na loja pode auxiliar os varejistas a adicionar entre 2% a 4% à lucratividade.
Recursos iniciais
Os recursos iniciais do Scandit ShelfView auxiliam os varejistas a otimizar três principais fluxos de trabalho. Um deles é a precisão no preço e execução de etiqueta: a solução analisa etiquetas e sinalização em tempo real, seja por meio de dispositivos móveis, seja com robôs autônomos, para informar os funcionários da loja sobre os ajustes necessários para otimizar as vendas e garantir que os preços estão corretos.
Outro fluxo beneficiado é o da coleta de pedidos na loja sem atrito. O Shelfview, com robôs autônomos, fornece localizações precisas de produtos para os funcionários da loja, resultando em taxas de substituição mais baixas, redução de atrasos na separação e proporcionando uma experiência otimizada ao cliente. Qualquer segundo economizado na separação de pedidos pode se traduzir em até US$ 10 milhões de economia de custos anuais.
Além disso, o Scandit Shelfview também permite o reabastecimento mais rápido com localização precisa de produtos na loja. Por meio da captura de dados autônoma, o ShelfView pode escanear rótulos de prateleiras e paletes para analisar a localização precisa dos paletes para reabastecimento. Isso pode economizar até 2,5 horas por dia nas lojas, resultando em funcionários da loja sendo aproveitados para tarefas mais críticas.
Imagens: Aiana Freitas e Divulgação