Em tempos de crise, a chegada do Natal, considerada a melhor data para o varejo, é acompanhada por desconfiança e apreensão por parte dos comerciantes de centros de compras. A Associação dos Lojistas de Shopping Centers (Aloshopping) trabalha com projeção conservadora e prevê vendas iguais ou, no máximo, 1% acima do resultado obtido no ano passado. O desafio é reverter a queda da frequência dos consumidores a esses estabelecimentos, que caiu 3,5% em outubro em relação ao ano anterior. É o quarto mês de redução consecutiva.
Os dados são do Indicador de Fluxo (Iflux) em shopping center, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e a Mais Fluxo, especializada em contagem eletrônica de fluxo de clientes. Segundo o levantamento, os shoppings receberam cerca de 8,8 milhões de visitas a menos em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2015. Empreendedores de shoppings apostam em decoração natalina exuberante para encantar e entreter os filhos e promoções para atrair os pais, com brindes e sorteios de carros de luxo.
“A partir do segundo semestre, o comércio deu uma pequena melhorada, mas muito lenta. Esperamos um Natal com venda igual à do ano passado ou um pouco melhor, entre 0,5% e 1%”, afirma o superintendente da Aloshopping, Alexandre Dolabella França. “Os lojistas estão mais otimistas, os consumidores também, mas os juros continuam altos e o consumidor não tem mais dinheiro, já que está endividado”, reforça. Dolabella espera que, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, as vendas comecem a melhorar de forma mais contundente.
BRINDES E OTIMISMO Carros de luxo, champanhe, panetone recheado com doce de leite, decoração de Natal com piscina de bolinhas, xícaras malucas e brincadeiras para agradar à criançada. Sem falar na presença do dono da festa, o Papai Noel. Shoppings centers se desdobram para atrair o consumidor e aumentar as vendas, com investimento em decoração e promoções. Entre os empreendedores de centros de compras, as perspectivas são mais otimistas em relação aos lojistas.
“De setembro para cá, percebemos nitidamente um aquecimento na economia. Esperamos que novembro e dezembro consiga efetivamente crescer 10% em relação ao ano anterior”, afirma o gerente de marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães. O centro de compras investiu R$ 1,2 milhão na campanha do Natal.
A cada R$ 250 em compras, o cliente ganha um copo do canal infantil Gloob e concorre a um Mercedes Benz C180. Os personagens do Gloob inspiraram a decoração de Natal do Minas Shopping, que conta com escorregador, piscina de bolinha e trenzinho, entre outras atrações. “A decoração interativa permite que as crianças e as famílias possam se divertir e ter uma área de entretenimento para o momento das compras”, explica Magalhães.
A superintendente do DiamondMall, Lívia Paolucci, reconhece que 2016 foi um ano desafiador, mas sente que as pessoas já estão novamente “animadas para o consumo”. Segundo ela, o dia da inauguração da decoração do Natal foi um termômetro positivo para os próximos meses. “Tivemos um aumento de tráfego no shopping de 10%”, reforça Lívia.
Num investimento de R$ 1 milhão, o shopping aposta no tema “Parque de Natal Vintage” para encantar as crianças e pais. A decoração conta com brinquedos para os pequenos. Nas compras de até R$ 500, o cliente concorre a dois carros Lexus, marca ligada à Toyota, e 400 kits com o champanhe Veuve Clicquot, duas taças e uma bolsa assinadas por designers renomados.
GASTO MÉDIO No BH Shopping, a estratégia é a do “compre e ganhe”. A cada R$ 500, o cliente ganha um panetone recheado da marca Havana. O gerente de marketing do centro de compras, Renato Tavares, observa que as promoções desse tipo ajudam a aumentar o gasto do consumidor. “Isso aumenta o tíquete-médio. Se o consumidor tem R$ 450 em compras, ele acaba gastando mais R$ 50 para ganhar o panetone”, afirma Tavares. No ano passado, o tíquete-médio no shopping foi de R$ 1,3 mil e a expectativa é um valor igual ou maior este ano. O shopping também vai sortear dois Jeep Compass Trailhawk.