São Paulo – Apesar da grave crise econômica e do desemprego em alta, os brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday de 2016 em comparação com 2015.
7 entre 10 brasileiros pretendem comprar algo – e a média de intenção de gastos, entre eles, ficou 31% superior em relação ao ano passado.
A descoberta é de uma pesquisa inédita do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Esse ano, o dia repleto de descontos e promoções, “importado” do varejo dos EUA, acontece em 25 de novembro.
O SPC Brasil entrevistou 828 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais brasileiras.
Em 2015, os consumidores deram “nota 8,5” para a Black Friday brasileira. 9 entre 10 ficaram satisfeitos com as compras e apenas 9% tiveram algum problema, como entrega do produto fora do prazo.
Confira as principais descobertas:
Brasileiros na Black Friday
- 45% dos consumidores vão comprar mais produtos esse ano que em 2015;
- 69% pretendem fazer alguma compra;
- 28,1% têm intenção de compra, mas dizem depender dos preços e dos descontos para tomar a decisão;
- 42% pretendem gastar mais que em 2015.
Motivos
- 74,7% precisam comprar algo, então vão aproveitar os descontos da data para adquirir esse bem;
- 13,1% vão comprar itens já aproveitando os presentes de Natal;
- 12,1% não têm uma necessidade, mas vão comprar para aproveitar as promoções;
Pesquisa de preço
- 95% farão uma pesquisa de preço antes da compra;
- 64,8% farão uma pesquisa para checar se, de fato, o preço está mais baixo do que o costume;
- 30,4% vão pesquisar em diferentes locais para achar o menor preço.
Gastos
- A média de intenção de compra é de 3 a 4 produtos;
- A média de intenção de gastos é de R$ 1.426,13 reais – 31% a mais que em 2015 (já descontando a inflação do período);
- 42% esperam encontrar descontos de 20% a 40%;
- 42% esperam encontrar descontos superiores a 40%.
Dívidas
- 8,1% dizem que deixarão de pagar alguma conta por conta do que pretendem gastar na Black Friday;
- 30,8% disseram que têm o costume de gastar mais do que podem nas promoções.
Mais comprados
- Roupas e celulares são os preferidos dos brasileiros nessa data;
- Roupas (36,9%), celulares/smartphones (31,3%) e calçados (30,6%) serão os mais comprados.
Formas de pagamento
- 39,1% usarão o cartão de crédito parcelado;
- 5 meses/parcelas será o tempo médio para quitar a dívida;
- 26% usarão dinheiro vivo.
Locais de compra
- Sites serão os preferidos para as compras da Black Friday;
- Sites de lojas nacionais: 58,9% de intenção;
- Lojas de shopping center: 40,2% de intenção.