A gigante americana Amazon anunciou nesta quarta-feira (2) que vai fechar 68 lojas físicas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Entre elas, estão unidades dos modelos Amazon Books (livrarias), Pop-Ups (eletrônicos) e 4-star (produtos bem avaliados na internet).
“Decidimos fechar nossas lojas Amazon 4-star, Books e Pop Up e focar nas lojas Amazon Fresh, Whole Foods Market, Amazon Go e Amazon Style e na nossa tecnologia Just Walk Out”, disse a empresa em nota enviada ao USA Today. A notícia foi dada inicialmente pela agência Reuters.
A empresa nativa digital abriu sua primeira livraria em Seattle em 2015 e, desde aquele ano, vinha experimentando modelos variados de lojas físicas. A ideia era oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores. Nas unidades da Amazon Books, por exemplo, os clientes encontravam livros recomendados por quem comprava online.
A Amazon diz, ainda, que está “comprometida em criar experiências e tecnologias de varejo físico excelentes e de longo prazo”. A empresa diz estar trabalhando em colaboração com os funcionários afetados para ajudá-los a encontrar novas funções na Amazon.
Para o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, a decisão da Amazon não deve ser interpretada como um recuo na estratégia de apoiar o crescimento do negócio por meio de lojas físicas. “Tudo indica que se trata mesmo de concentrar esforços nos segmentos mais promissores, como alimentação e conveniência”, afirma. “Prova de que a Amazon segue contando com lojas para ampliar mercado é a decisão de aumentar a participação no segmento de moda justamente abrindo uma loja de 3 mil m² no Americana at Brand, lifestyle center da Caruso, nos arredores de Los Angeles.”
Just Walk Out no Whole Foods
Recentemente, o Whole Foods Market inaugurou sua primeira loja sem caixas em Washington, nos Estados Unidos (EUA). A unidade de loja Glover Park é a primeira de duas da Whole Foods que devem ser inauguradas neste ano com a tecnologia Just Walk Out, da Amazon, que permite que os consumidores façam as compras e o pagamento sozinhos.
A loja de quase 2 mil m² oferece uma grande variedade de produtos locais, alimentos quentes e frios e produtos orgânicos. Possui, ainda, um açougue com serviço completo disponível para cortar carnes personalizadas, desossar aves e preparar pedidos especiais.
Imagem: Divulgação