Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sustentabilidade tem que ser boa para seu negócio

Redação de Redação
24 de novembro de 2016
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando falamos de Sustentabilidade, logo vem a cabeça idéias que remetem a salvar baleias, pandas e florestas. Tudo isso é muito importante, diretamente ligado a falta de cuidado do Homem com o Meio Ambiente, inclusive devido ao Aquecimento Global. Mas muitas vezes distante da realidade do Consumidor comum. Bem como distante também dos Empresários de Varejo que não veem resultado direto de ações de Sustentabilidade em suas atividades operacionais, considerando que são despesas que não trazem retorno, a não ser de imagem e mesmo assim de longo prazo.

Na verdade, Sustentabilidade só será efetivamente sustentável se for economicamente sustentável. Por isso, começamos aqui com uma abordagem pratica e eficiente: Sustentabilidade é bom para o resultado da sua empresa!

Primeiramente devemos olhar e entender se a empresa tem um Proposito e se o mesmo responde as seguintes questões fundamentais: Porque existimos? Porque deveríamos existir? Que diferença fazemos para os Consumidores e para o Mundo? Alguém sentiria falta se desaparecêssemos? Respondido isso e as respostas sendo consistentes e convincentes a qualquer um, a empresa deve escrever seus Valores fundamentais, aqueles que ela e seu fundador ou CEO não abrem mão e que reflete o cumprimento do Proposito. Tendo Proposito e Valores é possível traçar uma Visão Estratégica que reflita e englobe estas questões de tal maneira que estejam completamente alinhadas e praticadas no dia a dia da empresa e compartilhadas pela grande maioria dos stakeholders, começando pelos Colaboradores, que entendem, defendem e vivem o Proposito e os Valores na busca da Visão Estratégica. Estando isso completamente vivido passa a ser possível a medição do Impacto Social da empresa na sua comunidade e no mundo.

Ora, devemos então pensar que a empresa é uma Pessoa Jurídica, resultado da soma de varias Pessoas Físicas. Desta forma devemos analisar o Individual e o Coletivo, ou seja, como podemos ceder no “Ótimo Local” em beneficio ao “Ótimo Global”? Isto se da na medida da elevação da consciência dos Consumidores através de uma formação e interação com a empresa que busca a Integridade (ser honesta consigo mesma, para ser honesta com seu publico).

Estas duas dimensões, a individual e a coletiva, vão contribuir e interagir para a formação e evolução do Consumidor da era digital e vão influenciar o seu comportamento no que diz respeito a como se relaciona com as marcas, produtos, serviços, canais e formatos. Esta interação é fundamental para que haja uma consciência, que vai além do beneficio econômico da aquisição de produtos e serviços, envolvendo uma preocupação com Consumo Consciente e Sustentabilidade.

Quanto mais consciente o consumidor, mais ele estará preocupado com as questões ligadas ao Meio Ambiente, à preservação da Natureza, ao esgotamento dos Recursos Naturais, à necessidade de um Consumo Mais Consciente, à cadeia logística que envolve a distribuição e origem dos produtos, ao descarte consciente e à reciclagem com seus consequentes impactos no planeta.

Elevando a Consciência do Consumidor, estes passarão a entender o impacto de causas e consequências e passarão a consumir de forma mais consciente e racional de forma a preservar também o seu próprio poder de compra, pois não irão consumir pelo simples prazer de consumir, sem pensar se precisam realmente e o que farão com o produto que já tem em casa, se for uma substituição e não apenas uma acumulação. Esse tema é muito delicado e de difícil abordagem e “compra” pelos Varejistas, que pensam muito no Individual e pouco no Coletivo, mas alguns exemplos já estão mudando esse comportamento e buscando “contaminar positivamente” seus Colaboradores e Consumidores que irão replicar essas ideias por aí. É o caso de empresas como Patagônia, REI, Loblaw, Whole Foods Market, Uniqlo, Meu Móvel de Madeira, Reserva, Mae Terra para citarmos exemplos internacionais e brasileiros.

No entanto, pouco tem se trabalhado na Visão dos Consumidores/Cidadãos em relação ao Consumo Consciente e Sustentabilidade, menos ainda para saber como suas preferencias, hábitos, comportamentos e rejeições poderão impactar o mercado futuro. Poucos estudos buscam entender a cabeça dos Consumidores, mas já existem evidencias que há uma mudança de comportamento dos consumidores em relação a esse tema.

Como esse tema, tem impacto direto nas questões macroeconômicas, quando vivemos uma recessão há uma tendência de se por um “freio” nas ações sustentáveis, mas isso não deveria ser o caso, se as empresas vissem efetivamente como Sustentabilidade financeira, por exemplo cuidando da sua Eficiência Energética e da sua Gestão de Resíduos haverão economias significativas que demonstrarão esta questão de fundo.

Por isso, ações coordenadas e de longo prazo, mas alinhadas ao Proposito e Valores da empresa, em coordenação com sua Visão Estratégica, vão gerar um processo de maior informação e amadurecimento com relação ao tema da Sustentabilidade e do Consumo Consciente.

 

(parte desse material consta do livro MetaConsumidor da GS&MD)

Postagem anterior

Informação na nuvem está transformando a área de RH, aponta KPMG

Próxima Postagem

Shopping do DF promete 'virar a noite' com promoções da Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
O labirinto do crescimento
Artigos

O labirinto do crescimento

6 de maio de 2025
Próxima Postagem

Shopping do DF promete 'virar a noite' com promoções da Black Friday

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.