Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A transformação da incerteza em oportunidade

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
11 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A transformação da incerteza em oportunidade

Hoje quero trazer para vocês um tema que ficou muito em evidência pra as lideranças em todo o mundo nos últimos tempos.

Como uma empresa pode transformar as incertezas provocadas pelas mudanças de cenário – sejam elas quais forem – em oportunidades? Esse foi o tema do webinar de lançamento da parceria exclusiva do Grupo Bittencourt com a FranklinCovey para o mercado de franquias e que tenho certeza de que pode trazer algumas boas reflexões a quem ler esse artigo.

Nosso instinto sempre que uma mudança acontece é buscar a sobrevivência e, para isso, ativamos a nossa capacidade de adaptação que vem em alguns tipos diferentes de resposta que vão desde entrar rapidamente em ação, passando por esperar que alguém faça algo, resistir ao processo e até mesmo desistir.

E isso quando se fala no mundo empresarial é muito presente e real. Não bastassem as crises mundiais de diversas ordens, no ambiente interno de uma empresa as mudanças também são constantes – como, por exemplo, uma fusão, ou uma mudança de liderança, novas tecnologias e ainda as mudanças no comportamento do consumidor e muitas outras. E embora cada mudança tenha um processo único, os estudos mostram que elas seguem um padrão que pode ser previsível.

Esse padrão foi chamado pela FranklinCovey como Modelo de Mudança, e mostra como as pessoas e as organizações se comportam em períodos de mudança e como mover-se de um lado de grande incerteza para um de aproveitamento e descoberta de novas oportunidades.

O modelo mostra como a mudança te faz sair da zona de conforto do status quo para uma zona de ruptura. Nessa zona de ruptura, os resultados começam a ser atingidos porque o jogo começa a ser regido por novas regras, o que causa muito desconforto.

E o que faz com que cada um consiga sair dessa zona de desconforto e ruptura é a ação. A sua própria ação. Resistir ou não reconhecer essa ruptura faz com que você fique preso a um passado que não existe mais e deixe de evoluir. Por isso a importância de buscar entender o que está acontecendo e por que, e muitas vezes se apoiar nas pessoas que te cercam para entender, e então decidir como reagir.

Assim que você decide como responder e reagir, você entra numa nova zona. A de adoção. Nela nos adaptamos às novas regras impostas pela mudança – deixando velhos hábitos para trás e adotando novos modelos e conceitos.

Na zona de adoção, em que você decide agir sobre a mudança, os caminhos são tortuosos. Muitas vezes você vai ter que ir pelo caminho de tentativa e erro, de readequação de rota, de pivotar novas formas de atuar, de cair e levantar, e isso pode levar muito tempo e exige muita resistência e resiliência. Quando ficar difícil demais, você deve se fazer um convite: revisitar seus motivos e seus porquês de ir em frente. Você deve se apoiar na sua capacidade de conseguir se adaptar e de mudar.

A partir desse ponto você entra na zona da inovação, onde você começa a se sentir revigorado para explorar novas oportunidades de ação, novas possibilidades para você e para a empresa.

Muitas pessoas não conseguem chegar até a zona de inovação, porque os percalços do caminho para a adoção não conseguem ser ultrapassados e, como um pior cenário, a empresa não reage, não inova e fica pra trás.

Então, quando dizem que toda mudança ou crise gera uma oportunidade, eu só posso concordar. Ela te tira da zona de conforto e te faz agir e tomar novas direções, descobrindo novas possibilidades. E isso é simplesmente maravilhoso!

Te convido a conhecer essa parceria que estabelecemos com a FranklinCovey – que faz parte do nosso compromisso com franchising no Brasil de trazer inovações, programas e ferramentas de gestão para mudar o perfil das lideranças e potencializar resultados nas redes de franquias e negócios – e também a conversar conosco para saber como podemos apoiar você e a sua empresa a passarem por momentos de mudança e de transformação.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Nova aposta da Uber no Brasil, Uber Direct cresceu mais de 20 vezes em 2021

Próxima Postagem

The Body Shop inaugura em São Paulo loja interativa da marca

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
The Body Shop inaugura em São Paulo loja interativa da marca

The Body Shop inaugura em São Paulo loja interativa da marca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.