Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do varejo passa por serviços e soluções

Momentum nº 956

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de março de 2022
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
O futuro do varejo passa por serviços e soluções

Quanto mais madura uma economia ou sociedade, maior o percentual dos serviços no seu PIB. Ou seja, quanto mais uma região, mercado ou país evoluir, maior participação terão os serviços em sua economia.

A história dos países mais desenvolvidos mostra essa evolução e no Brasil não é diferente no plano estrutural. Mas essa constatação pode ser alterada por questões conjunturais, como as oscilações provocadas por crises e situações atípicas, como a própria pandemia precipitou.

Numa amostra entre países, considerando a evolução dos serviços no PIB nos últimos 20 anos, fica claro o aumento de participação.

Na realidade brasileira não é diferente, porém, com cores locais, derivadas do forte crescimento do setor agropecuário e da sua importância estratégica para o País, ao mesmo tempo em que o setor industrial sofre pela reconfiguração estrutural da sociedade e da economia, sem falar nas questões das opções próprias desse setor.

Essa realidade impacta de forma direta os negócios como um todo, em especial os dos setores de varejo e consumo.

Um exemplo dos mais relevantes é o do setor de alimentação, envolvendo o crescimento da participação do foodservice, que inclui tudo o que é consumido e preparado fora do lar, comparativamente com o que é comprado e manuseado dentro do lar. E representa a evolução da venda de serviços para a venda de soluções, que é a combinação de produtos com serviços.

Por conta da tecnologia, que tem papel importante na reconfiguração das atividades pessoais e profissionais, a verdade é que cada vez fazemos mais com mais recursos e temos menos tempo disponível. Isso é um fator importante nessa transformação estrutural nos hábitos de alimentação.

Numa combinação de aspectos ligados à demanda pela mudança de hábitos, maior participação da mulher em atividades profissionais fora do lar, o aumento das alternativas disponíveis e a maior e melhor oferta de serviços, o percentual do foodservice no total dos dispêndios com alimentação no Brasil cresceu de 24 %, em 2002, para 34 % em 2019, último ano pré-pandemia, para manter bases comparativas iguais.  Em algumas capitais do Sudeste do País, inclusive, esse percentual já se aproxima dos 40%. Para efeito de comparação, esse número nos Estados Unidos, no pré-pandemia, estava em torno de 48%.

Ocorre que, no caso brasileiro, os tradicionais e mais importantes canais de vendas de alimentos, os super e hipermercados, não perceberam essa transformação estrutural e não desenvolveram alternativas estratégicas para ajustarem sua oferta e proposta de valor para essa mudança.

O resultado é que essa mudança estrutural da venda de produtos, que é um serviço, para a venda de soluções, que combina produtos e serviços, vem sendo atendida prioritariamente pelo setor de foodservice, através de restaurantes, fast-food, dark kitchens e muitas outras alternativas, com a oferta de soluções, combinando produtos com serviços.

Esse quadro é em boa parte diferente do que acontece nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Reino Unido, onde o setor tradicional de supermercados desenvolveu alternativas para atender essa mudança de comportamento, como pode ser visto em operações da Whole Foods, Wegmans e Dominicks, nos EUA;  Tesco,  no Reino Unido; Mercadona, na Espanha; e Esselunga e Iper na Itália.

Da mesma forma como as farmácias e drogarias passaram a incorporar mais serviços na sua oferta, que vão de rápidas consultas a aplicações de vacinas e exames básicos oculares nos Estados Unidos, México e no Reino Unido, ainda temos algumas limitações aqui no Brasil, que a pandemia acelerou a mudança da oferta para atender a emergência gerada.

Mas esse crescimento dos serviços e soluções na economia de países e regiões também trouxe mudanças importantes na estratégia das indústrias fornecedoras de produtos de consumo, ampliando sua oferta e chegando no consumidor final com uma oferta diferenciada de soluções.

Os exemplos são inúmeros, mas podemos citar o movimento da JBS com o desenvolvimento de seu projeto vencedor Swift; da Unilever com as lavanderias Omo ou da P&G com sua rede de lavanderias e de lavagem de carros, nos Estados Unidos ou aqui no Brasil expandindo, inclusive, em ambos os casos, através de franquias.

O futuro do varejo passa por uma reconfiguração estrutural, onde a simples venda de produtos será, cada vez mais, complementada pela venda de serviços e soluções, tirando proveito da constância de relacionamento, conhecimento do consumidor, facilidades, proximidade, conveniência e ambiente amigável e digital.

Rigorosamente envolve o conceito de copo meio cheio e meio vazio. Tudo depende de como se vê e interpreta a realidade.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo

Postagem anterior

Petrobras diz que reajuste nos combustíveis foi para evitar desabastecimento

Próxima Postagem

Trabalhadores em home office se sentem mais felizes do que no modelo presencial

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Trabalhadores em home office se sentem mais felizes

Trabalhadores em home office se sentem mais felizes do que no modelo presencial

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.