A Danone aposta numa plataforma online gratuita para oferecer consultoria a varejistas e ajudá-los a aumentar as vendas. O portal GC (Gerenciamento de Categorias) usa inteligência de dados para oferecer ferramentas táticas e conteúdos estratégicos que proporcionam uma melhor experiência de compras aos shoppers. O objetivo é a oferecer resultados para a gôndola e os negócios de forma geral.
“Na mesma proporção em que o mercado vem se desenvolvendo, percebemos que grande parte dos varejistas passou a ter dificuldades em encontrar a melhor forma de dispor os produtos no ponto de venda. Por esta razão, decidimos democratizar o gerenciamento de categorias, a fim de desmistificar a complexidade da quantidade de leite fermentando, iogurtes, bebidas lácteas, bebidas vegetais, produtos de nutrição especializada e águas a serem vendidas”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Categorias e Shopper Insights, Michelle Douek.
O portal reúne informações, dicas, conteúdos e tendências sobre as categorias em que a Danone atua em diferentes canais e oferece aos varejistas a possibilidade de consultar estratégias de venda. São dicas, por exemplo, de como posicionar, divulgar e implementar os produtos de cada categoria, de acordo com o perfil do ambiente, levando em consideração as informações disponibilizadas pelo próprio varejista, como tamanho da loja e quantidade de prateleiras.
Além das propostas de exibição dos produtos nas gôndolas, a plataforma fornece também informações coletadas em filiais, parceiros e de estudos realizados pela Danone ao redor do mundo.
“Decidimos reunir as informações que temos, pois percebemos que poderíamos ajudar muito os varejistas com o que chamamos de ‘PDV do Futuro’, um conjunto de informações que reúne um conjunto de informações até mostrar tendências”, comenta a gerente de Desenvolvimento de Categorias e Shopper Insights, Michelle Douek.
Incremento de até 10% nas vendas
O Portal GC tem como meta, ainda, ajudar os varejistas a atingir um incremento de pelo menos 10% nas vendas. Para isso, conta com ferramentas automatizadas que auxiliam nas revisões de sortimento e na criação de planogramas personalizados, direcionados para a melhor organização e disponibilidade dos produtos em gôndola, melhorando a experiência do shopper ao entrar e comprar na categoria.
Atualmente, estão disponíveis no Portal GC as informações referentes às categorias de Iogurtes, Laticínios e Bebidas Vegetais. A Danone está trabalhando para que, ainda este ano, sejam disponibilizadas informações sobre Nutrição Especializada e Águas, passando, assim, a trabalhar todas as categorias em que atua em uma única plataforma.
Imagem: Shutterstock