Com a crise dos chips ainda afetando fortemente a indústria automobilística, a Volkswagen do Brasil (VW) e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) firmaram ontem memorando de entendimento para a troca de conhecimentos na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e sua composição.
A iniciativa também terá foco no desenvolvimento de software e hardware para aplicação no setor, além de soluções envolvendo motores de injeção direta para veículos flex visando a redução de consumo e de emissões com uso do etanol.
Para o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, a parceria permitirá à empresa trocar experiências com o mundo acadêmico para o desenvolvimento de novos insumos e pesquisas em prol do desenvolvimento da indústria automotiva.
“Essa parceria está no DNA da Volks porque nós temos muito conhecimento em fazer veículos e essa é a casa do conhecimento. O conhecimento é fundamental para que, cada vez mais, tenhamos um papel relevante nesse novo mundo”, diz Pablo.
“O que vai caracterizar as universidades nos próximos anos não será o número de trabalhos publicados, mas sim o impacto que a Universidade tem na sociedade. A métrica que precisamos internalizar é a de corresponder aos anseios da sociedade. Por isso, dois dos temas importantes que diferenciam esta gestão reitoral são a sustentabilidade e a inovação”, destaca o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Com informações de Estadão Conteúdo e Agência USP
Imagem: ShutterStock