A questão do conhecimento repassado geração por geração fazendo parte do processo de transformação do mundo como o conhecemos é, talvez, uma das coisas mais importantes e que tornam perenes algumas marcas, empresas, negócios e sociedades.
É pensando no valor do repasse do conhecimento que muitos de nós procuramos sempre nos alinhar aos melhores dentro de nossos campos de atuação. Isso acaba sendo um fator preponderante para uma jornada de sucesso real, quando, do início ao fim, sabemos que os valores foram repassados. Mas mais importante do que isso é a certeza de que eles estão contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Quando uma empresa decide escalar seu negócio por meio do processo de franquias ou quando algum empreendedor decide investir seu tempo, esforço e capital em uma marca, adquirindo uma franquia, não podemos deixar de levar em consideração que uma jornada de trocas de conhecimentos se inicia. E ela é fundamental para que a história seja próspera e duradoura para ambos os lados.
Quando isso acontece, podemos levar em consideração alguns pontos:
- O elo que sedimenta essa relação é o conhecimento;
- A relação ocorre por uma troca de ambos por meio do processo educativo;
- Quando uma marca decide fazer seu negócio expandir pelas mãos de outras pessoas é um ato de responsabilidade;
- Quando se investe em um negócio que já está consolidado, a sede de conhecimento e a vontade de ser assertivo dão continuidade ao legado;
Como consultores e hoje aliados a parceiros como a Franklyn Covey, entendemos que esse momento do aprendizado de negócio é extremamente importante para nós, sendo um ponto-chave não apenas pela sua importância, mas também pela disseminação do conhecimento ser a base para que o franqueado realmente mergulhe, entenda e leve adiante uma mensagem de negócio e de contribuição social.
Não à toa, recentemente, fomos responsáveis por lançar o movimento “Franchising Consciente”, juntamente com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, no qual estamos imbuídos de um propósito maior para os negócios, que passa irremediavelmente pela aquisição do conhecimento e acontece por meio da educação.
Líderes, gestores e todos que habitam o ecossistema de negócios devem continuar a buscar metas de sucesso, mas aliar isso ao propósito e à visão de marcas é tarefa que a educação continuada para o setor tem papel fundamental para a longevidade das parcerias entre franqueados e franqueadores.
Método, disciplina e foco continuam a fazer parte da equação, agora atualizada com valores que estamos inseridos como empresa que entende e quer continuar no constante processo de transformação. Tão necessário para que o nosso setor prospere e possa deixar como legado às futuras gerações.
Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock