Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso: ações de grandes marcas são inspiração para o varejo atual

Caio Camargo de Caio Camargo
29 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Metaverso: ações de grandes marcas são inspiração para o varejo atual

"Louis: The Game", jogo lançado pela Louis Vuitton

Desde que o Facebook mudou de nome e se tornou Meta, nunca se falou tanto sobre metaverso no mercado – desde o de jogos e tecnologia até o varejo. Embora o tema seja quente e continue sendo durante os próximos anos, ainda há um longo caminho a percorrer até que essa tecnologia faça parte do dia a dia da maioria da população.

Ainda assim, já é possível observar grandes players atuando nesse universo, criando inspirações para ações mais tangíveis para o momento. Marcas globais, como Louis Vuitton, Gucci e Nike, já deram os primeiros passos no metaverso e estão faturando com peças virtuais por meio de “NFT’s” (tokens não-fungíveis), impulsionando dois fatores cruciais para o interesse por objetos puramente virtuais: a exclusividade e a autenticidade. Para o varejo de agora (de todos os portes), a pergunta que fica é: como se apropriar desses dois fatores com o objetivo de se preparar para o futuro?

A autenticidade e a exclusividade podem ser adaptadas com o uso de outro termo, que se conecta facilmente nesse processo de adaptação para o “varejo do futuro”: personalização. Com o avanço da captação e estudo de dados, se tornou viável o desenvolvimento de sistemas que facilitem o relacionamento entre marca e negócio. Se em acordo com a LGPD, o uso de dados é essencial para gerar insights que guiem o varejista na hora de criar estratégias, afinal, somente conhecendo o público é possível direcionar ações certeiras. E-mails push com ofertas de produtos que o consumidor visualizou e não comprou, descontos no mês de aniversário do cliente, programas de pontos e fidelização – tudo isso causa uma sensação de pertencimento e exclusividade para quem compra.

Aqui no Brasil, marcas como Reserva e Aramis começaram a anunciar nas últimas semanas ações voltadas para o metaverso. Mas por que, afinal? Embora possa parecer um movimento puramente de marketing para reforçar o posicionamento de empresas atentas ao futuro ou alguma tendência de mercado, há mais oportunidades em jogo do que isso. É dar para o consumidor a possibilidade de ter a posse de um ativo digital, considerado até mesmo como uma forma de investimento (para o caso de revenda de NFT’s no futuro). Esses negócios estão proporcionando um clube de benefícios exclusivos para quem decide entrar no mundo nas NFT’s, tornando não somente o item algo desejável, como também algo que possivelmente fidelize ainda mais o consumidor à marca.

Além de cativar o cliente, há as vantagens para o próprio varejo. Imagine o caminho da cadeia de produção de um tênis – desde a obtenção da matéria-prima em um local e a fabricação em outro, até todas as pessoas envolvidas, transporte, exportação, recebimento, venda, etc. Qual seria o custo para o negócio até o produto chegar nas mãos do seu consumidor final? Em comparação com a produção ou margem em um ativo digital desse mesmo produto, o custo do material físico é maior. E, mesmo assim, em alguns casos, a NFT possui um valor até mesmo mais alto que o produto “real”. Isso acontece porque algumas empresas conseguiram criar marcas de valor em seus mercados, tornando NFT’s oportunidade de ouro e uma aposta mais do que válida.

Há menos de seis meses, pouco se falava sobre esse tema, mas é possível afirmar que, na próxima metade do ano, serão poucas as grandes marcas que não vão ter criado suas iniciativas nesse sentido. Para o pequeno e médio varejista que ainda está avançando em outras frentes de digitalização, não há motivo para pânico: o metaverso ainda está em estágios iniciais. Enquanto isso, investir em tecnologia para proporcionar uma jornada de consumo conveniente, confortável, ágil e personalizada para o cliente deve se manter no foco das estratégias. Pois, mesmo com um ambiente em que tudo acontece cada vez mais rápido, ainda há muito o que se descobrir sobre como aproveitar esse “universo online” da melhor maneira. O que não é válido é fechar os olhos para as tendências, em tempos que o consumidor está ávido por novidades a todo instante. Com esse olhar e um negócio preparado tecnologicamente, naturalmente o metaverso, quando desenvolvido e maduro, permeará todos os portes de negócios.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Daki, mercado 100% digital, lança linha de produtos de marca própria

Próxima Postagem

O marketing centrado no usuário exige conhecimento da atitude humana

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
O marketing centrado no usuário exige conhecimento da atitude humana

O marketing centrado no usuário exige conhecimento da atitude humana

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.