Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O protagonismo do valor no pós-pandemia

Momentum nº 964

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O protagonismo do valor no pós-pandemia

Não é só no Brasil, mas, como tudo por aqui, na nossa realidade tudo tem uma coloração especial.

A pandemia criou um sentimento de valorização da importância do valor na percepção do consumidor. No mundo.

Nos Estados Unidos, a inflação inusitada de 8,5% é uma das principais causas. Na China, a redução do crescimento econômico e as sucessivas tentativas de conter o avanço do vírus com a manutenção dos lockdowns estão gerando perda de vitalidade dos negócios. Na Europa, além das sequelas geradas pela pandemia, há o quadro econômico deteriorado em muitos países pelas restrições impostas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em especial nos temas custos e acesso a energia e combustíveis. Só para citar algumas regiões do mundo.

No Brasil, o cenário é definido pela conjugação do elevado desemprego somado às reduções da renda mais sua deterioração pela crescente inflação, em especial dos alimentos, mais o custo e acesso ao crédito e o baixo nível de confiança contaminado pelo quadro político. Tudo isso gera a tempestade perfeita no pós-pandemia, em especial para as classes de menor poder aquisitivo.

Todos esses cenários fazem crescer a importância da vertente do valor no quadro de polarização do varejo, que é completado pela experiência e pela conveniência.

A transformação digital fez crescer a importância da experiência, em especial para quem pode pagar por ela.

A pandemia e o desenvolvimento da importância da proximidade foram determinantes para o reposicionamento da vertente conveniência.

Mas a realidade em termos mais abrangentes está sendo definida pelo forte crescimento da importância do valor quando pensamos no mercado de forma geral e, muito em especial, quando se pensa no grande mercado brasileiro, aquele predominantemente definido pela grande massa consumidora fora das ilhas de consumo das grandes cidades.

E isso explica a expansão e o interesse pelos formatos, conceitos e canais ligados ao valor, envolvendo desde as alternativas estruturadas existentes, como os atacarejos, lojas de sortimento limitado, hard discounters e marketplaces de produtos importados de baixo valor até a forte expansão da informalidade, ou ilegalidade, que envolve os operadores que não asseguram que os impostos devidos sejam recolhidos, criando uma concorrência desigual com as operações formais.

No mercado internacional, incluindo Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos, surgiram novos formatos de lojas que podemos caracterizar como “outlets convenientes”, ou seja, espaços antes ocupados por lojas convencionais e que são convertidos para operar como outlets, vendendo produtos de saldos de coleções ou marcas básicas, porém em localizações tradicionais em áreas comerciais conhecidas.

Em vez do conhecido conceito de outlet operado em espaços menos nobres e mais baratos e distantes, são usados espaços ociosos causados pelo avanço do digital e das restrições pós-pandemia. E convivendo lado a lado com operações e formatos tradicionais.

Sem falar no número de marcas de produtos funcionais, aqueles sem apelo de marca ou benefícios outros que não sua funcionalidade, em diversas categorias sendo oferecidos por marketplaces globais. Consulte a área de calçados esportivos ou vestuário da Amazon.com e serão vistas muitas marcas absolutamente desconhecidas oferecendo produtos com preços 80% mais baixos do que as marcas tradicionais nas mesmas categorias. É o protagonismo do valor.

Da mesma forma como aqui no Brasil o forte crescimento de marketplaces com produtos funcionais mais baratos, sem marca ou de marcas desconhecidas, operados por empresas ou até mesmo indivíduos, disputam mercado com canais digitais tradicionais e têm tido forte crescimento, como mostram os números de Alibaba, Shopee e muitos mais. E avançam para se estruturar para oferecer melhor nível de serviços com investimentos em infraestrutura, logística, comunicação e meios de pagamentos.

O que parece claro é que o quadro mais geral no cenário de negócios no mundo e no Brasil continuará a ser pautado pela forte demanda por valor, no seu significado mais básico e direto de oferecer mais por menos de forma estruturada, estratégica ou até por meio da pura e simples informalidade.

Essa forte e crescente demanda por valor trará novas alternativas e possibilidades, aumentando a oferta de opções que, pela combinação desses dois elementos, fará crescer a participação desse vetor na equação da polarização.

Para os segmentos econômicos que podem pagar, será cada vez acirrada a luta por espaços nas vertentes de conveniência e experiência, redesenhando a visão futura do mercado e em todos os casos definindo uma elevação do nível de competitividade.

E isso é o mais claro desenho da realidade futura.

Não importa o vetor da polarização que se opere, o futuro é cada vez mais competitivo e exige ainda maior atenção com a eficiência operacional e financeira.

Tão simples assim.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Carrefour passa a oferecer serviço de assinatura de smartphones 

Próxima Postagem

Do digital para o físico, Troc aposta em lojas para intensificar experiência com clientes

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Brechó online Troc inaugura primeira loja física permanente em Curitiba

Do digital para o físico, Troc aposta em lojas para intensificar experiência com clientes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.