Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O metaverso “físico” e o omnichannel

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
26 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Há pouco tempo foi divulgada uma notícia no mínimo curiosa: a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, uma das maiores empresas do mundo, nativa digital do país tecnologicamente mais avançado do mundo, decidiu abrir uma loja física. A Meta Store, primeira loja-conceito da empresa, foi instalada no campus da empresa em Burlingame, na Califórnia (EUA), em meados deste mês de maio.

O objetivo da Meta, além de vender alguns produtos tecnológicos, em particular os óculos de realidade ampliada, é possibilitar que o cliente possa experimentar essa tecnologia e desmistificar o ambiente de metaverso, um ambiente digital onde passaremos a viver parte de nossas vidas, que promete ser uma espécie de Second Life anabolizado.

A Meta não é a única empresa digital nativa que começa a experimentar o mundo físico. A XP Investimentos, outra digital nativa, abriu também recentemente sua primeira loja física, em Manaus, e pretende abrir pelo menos cem unidades no País. O objetivo é aumentar sua base de clientes.

A Wine é outra empresa nativa digital que, no final de 2019, optou por abrir sua primeira loja física em busca de engajamento e atendimento mais personalizado dos clientes. A empresa deve finalizar 2022 com 15 lojas físicas. São apenas alguns casos entre muitos, e o número aumenta a cada dia.

Isso indica um movimento interessante, de dupla mão. De um lado, as empresas nativas do meio físico buscam novos clientes utilizando tecnologias que permitem a mistura com o mundo digital, o famoso figital. Pelo mesmo motivo, as nativas digitais migram para o ambiente físico.

De meu ponto de vista, isso reforça dois conceitos:

  1. As lojas físicas ainda terão vida longa porque elas podem possibilitar um tipo insubstituível de experiência ao consumidor: ser atendido pessoalmente, ver, testar e experimentar o produto e o levar para casa imediatamente;
  2. Os dois mundos, físico e digital, passarão cada dia mais a conviver de forma integrada, mesclada e interdependente.

Integrar novas tecnologias virtuais ao ambiente físico ganha importância todos os dias e o omnichannel não é mais uma tendência. Passou a ser necessidade indiscutível. As empresas que conseguirem integrar melhor esses dois mundos seguramente vão levar vantagem. É um desafio e não há como fugir dele.

Em ambos os casos, é importante também garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra gratificante e para isso é fundamental que as lojas tenham sempre o produto certo, no local certo e na hora correta. Sem isso, a experiência do consumidor será frustrada e o varejo não terá cumprido o papel que dele se espera.

Igor Melo é cientista de negócios, especialista em retailtech e head Brasil da Onebeat.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Connection traz os aprendizados da NRA Show adaptados para o foodservice no Brasil

Próxima Postagem

5 tendências para o futuro dos shopping centers (spoiler: algumas já são realidade no Brasil)

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
5 tendências para o futuro dos shopping centers (spoiler: algumas já são realidade no Brasil)

5 tendências para o futuro dos shopping centers (spoiler: algumas já são realidade no Brasil)

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.