O segmento “Alimentação” domina a lista das 50 maiores marcas de franquias no Brasil, com 36% das redes. Os números são da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que acaba de lançar um estudo sobre o setor.
A seguir estão os segmentos “Serviços Educacionais”, um dos precursores do franchising brasileiro, com 18% das marcas; “Moda”, reconhecido pela criatividade, pesquisa e inovação, com 14% das redes, e “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, que vem apresentando taxas expressivas de crescimento nos últimos anos, com 12% das marcas.
O faturamento do setor em 2016 deve crescer 8% em relação a 2015, passando de R$ 139,593 bilhões para cerca de R$ 150 bilhões. A projeção é de que a receita em 2017 cresça de 7% a 9%. Em unidades, o setor prevê que tenha havido uma expansão de 3,1% no ano passado, atingindo 142 mil pontos de venda. Em 2016, houve uma redução de 1,1% no número de redes ante 2015, e a projeção é de que ele se mantenha estável neste ano, com cerca de 3 mil marcas.
Já em relação ao número de empregos, a prévia indica crescimento de 2,9% com base no 1º semestre do ano passado ante a 2015, totalizando 1,22 milhão de trabalhadores no setor.