A Autoridade de Concorrência e Mercado (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido abriu, nesta quinta-feira, uma investigação sobre possíveis práticas anticompetitivas da Alphabet, controladora do Google. A empresa é suspeita de ter utilizado a dominância no mercado de publicidade online para prejudicar concorrentes.
A apuração vai examinar, entre outros fatores, se a companhia americana limitou as operações de servidores de anúncios rivais.
“Estamos preocupados que o Google possa estar usando sua posição em tecnologia de anúncios para favorecer seus próprios serviços em detrimento de seus rivais, de seus clientes e, finalmente, dos consumidores”, afirma o executivo-chefe da CMA, Andrea Coscelli.
Segundo ele, o enfraquecimento da concorrência nesta área poderia reduzir as receitas de anúncios dos editores, que podem ser forçados a comprometer a qualidade de seu conteúdo para cortar custos ou colocar seu conteúdo atrás de paywalls.
“Também pode estar aumentando os custos para os anunciantes que são repassados através de preços mais altos para bens e serviços anunciados”, destaca.
Em 2019, os anunciantes do Reino Unido gastaram cerca de £ 1,8 bilhão neste tipo de publicidade online. O mercado é importante porque milhões de pessoas em todo o Reino Unido usam sites que dependem de receita publicitária para oferecer conteúdo gratuito e de alta qualidade.
A Comissão Europeia (CE) lançou sua própria investigação sobre as práticas do Google no setor de tecnologia de anúncios.
Com informações de Estadão Conteúdo
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