Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Porque o bom ponto comercial pode ser fundamental em momentos de crise

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de janeiro de 2017
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

O momento é agora. Com as ofertas de pontos comerciais em ruas e nos shopping centers brasileiros, que tal rever as localizações atuais das suas lojas? Lembra-se daquele ponto comercial que você tanto queria instalar a sua loja, a sua escola, o seu restaurante? Na época não conseguiu locá-lo pois o valor do aluguel ou das luvas estavam altos demais e não fechavam a conta da operação. Ou também porque você demorou alguns dias a mais para a tomada de decisão e quando ligou para o corretor de imóveis, soube que a loja foi locada no dia anterior… eram outros momentos…

Bom, talvez este imóvel agora esteja vago.  E talvez numa condição mais favorável. Então, porque não repensar agora em mudar esta loja de lugar? Até porque na ocasião, a decisão teve de ser tomada considerando a 2ª ou a 3ª opção em termos de localização e aí, as vendas acabaram sendo abaixo do previsto, considerando o potencial de vendas daquela rua, bairro ou cidade.

Isto porque no comércio, a localização de uma loja pode ditar o resultado das vendas. Muitas vezes uma loja mal localizada demanda  um esforço adicional em marketing e divulgação, além de uma atenção diferenciada da direção da empresa. Ao contrário daquela que está no “burburinho” e que só dá alegrias. As vendas superaram mês a mês.

É fato que a vacância tem aumentado, agravada pela crise econômica, e muitos varejistas estão enfrentando sérios problemas financeiros. Segmentos inteiros têm sido afetados, como moda, eletroeletrônicos, automotivos, móveis e decoração, livrarias… já notaram a quantidade de agencias bancárias fechadas? Bom, na crise, é também o momento de racionalizar a quantidade de lojas. Faz sentido manter 2 lojas próximas uma da outra? Em outros momentos, talvez sim, mas com as vendas em baixa, não, sobretudo se os custos estiverem altos. É o momento de repensar as operações deficitárias.

Mas ao mesmo tempo, existem segmentos em franca expansão. Farmácias e drogarias, mercados de vizinhança, laboratórios clínicos, fast foods e óticas são alguns que estão crescendo e se beneficiando justamente por conta da crise. Sim, este também é o momento de ocupar novas áreas e crescer.  Se sua empresa tem caixa para expandir, as oportunidades e as condições negociais são favoráveis. Talvez seja o momento de crescer num momento que o seu maior concorrente se retrai e daí a oportunidade de conquistar mercados antes intransponíveis. Pode ser a hora de virar a mesa no mercado que você atua.

Portanto, se àquele imóvel que você tanto desejou agora está vago, vá atrás dele. Lembre-se que havendo um bom ponto comercial disponível, sempre haverá alguém de olho. Não deixe passa-lo pela segunda vez.

Marcos Hirai ([email protected]), sócio-diretor da  GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

10 carreiras promissoras para 2017

Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.