A intenção de compra no Dia dos Namorados de 2022 registrou queda em relação ao ano anterior. Um estudo da empresa de inteligência analítica da Boa Vista aponta que somente 42% dos entrevistados declararam que irão comemorar a data e presentear a pessoa amada. Em 2021 esse índice era de 64%.
Em compensação, entre quem vai comprar presente, 41% pretendem gastar mais em relação a 2021. Outros 25% gastarão menos e 34% investirão a mesma quantia. O tíquete médio este ano é de R$ 327, contra os R$ 310 registrados em 2021.
“A necessidade de ter que priorizar outros compromissos financeiros influenciam nesta decisão. A restrição financeira devido ao desemprego também demonstra ser um dos impeditivos para realizar novos gastos na data”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.
Acompanhando a tendência dos últimos anos, os itens mais procurados para presentes devem ser vestuário e calçados (31%), viagem (15%), beleza e perfumaria (14%), celular (11%), alimentação fora de casa (10%), e por último, chocolates (3%) e flores (3%).
A pesquisa traz uma uma boa notícia também para o comércio presencial. Entre os consumidores entrevistados, 79% pretendem realizar suas compras em locais físicos, principalmente em shoppings (46%), seguido por lojas de rua (32%), magazines (15%) e hipermercados (7%).
Apenas 21% dos entrevistados declararam que farão compras online. A pesquisa também apontou que mais da metade dos consumidores estão confiantes e apostam em uma melhora da economia ao longo do ano de 2022, se comparado a última data comemorativa do varejo (Dia das Mães), passando de 49% para 54% das menções.
Meios de pagamento
O levantamento da Boa Vista também identificou que 52% dos consumidores pretendem pagar o presente de Dia dos Namorados de forma parcelada, um aumento de 5% se comparado a intenção de 2021. O principal meio de pagamento entre quem irá parcelar as compras continua sendo o cartão de crédito, com 87% das menções. O financiamento por meio de carnês ou boletos aparece com 10% e demais meios 3%.
Houve queda na intenção de pagar as compras à vista, de 53% em 2021 para 48% neste ano. Para este grupo de consumidores, os meios de pagamentos mais utilizados deverão ser o cartão de débito e Pix, com 44% e 20%, respectivamente.
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