Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

3 ganhos gerados pela transformação digital no varejo

Redação de Redação
27 de janeiro de 2017
no Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Com o atual cenário econômico, o varejo tradicional com lojas físicas tem sofrido muito nos últimos anos, apresentando consecutivas quedas no volume de vendas e rentabilidade. Em 2015, de acordo com informações divulgadas na imprensa, foram mais de 100.000 lojas fechadas, além da diminuição acentuada do tráfego de pessoas nos shoppings, que é um fenômeno de comportamento mundial.

Um estudo feito no primeiro trimestre de 2016 pelo Ibope Inteligência em parceria com a Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), revelou que a parcela de lojas vagas nos shoppings brasileiros neste ano atingiu níveis recordes. Por outro lado, temos assistido o crescimento ano a ano do varejo online. Pesquisas de mercado mostram que nos últimos cinco anos, o e-commerce brasileiro cresce a uma taxa de 20% ao ano.

Para reverter essa situação se faz necessário algumas medidas para suprir gaps que o varejo brasileiro, por ser ainda muito analógico, com pouca informação gerada para a gestão do negócio nas lojas físicas, enfrenta. A tecnologia é uma das ferramentas para a transformação digital no varejo. Uma pesquisa realizada nos EUA e publicada no Wall Street Journal, constatou-se que o fluxo das lojas físicas caiu 52% entre 2010 e 2014, mas o faturamento aumentou 15%, com uso de tecnologia na transformação para o varejo digital.

Com o processo de transformação digital no varejo, as redes ganham uma grande oportunidade para se reinventarem, e agregarem tecnologia no negócio orientado para: aumento das vendas, redução dos custos e aumento de produtividade.

1. Aumento das vendas
Existe uma série de tecnologias com custo acessível para aumento do tráfego de pessoas nas lojas físicas, que garantem mais vendas por meio de:

– Aumento da visitação de novos clientes nas lojas;
– Aumento do tempo de permanência na loja;
– Aumento do ticket médio;
– Atração de mais clientes para promoção e campanhas nas lojas;
– Localização por onde seus clientes andam nas lojas, para posicionamento das promoções e produtos de maior ou menor rentabilidade.

2. Redução dos custos
– Migração dos sistemas de missão crítica para nuvem, tais como ERP, CRM e BI, garante uma redução dos custos de TI em torno de 40% em relação ao
modelo tradicional.
– Gestão de telecom, dados e voz, integrando todas as lojas, distribuidores e produção é capaz de reduzir significativamente os custos de
telecomunicações da empresa em torno de 40% .
– Centralização das informações da empresa para tomada de decisão mais rápida com as informações centralizadas e únicas.

3. Aumento de produtividade
Para o aumento da produtividade em vendas e operações, é necessário conhecer profundamente seu cliente nos quesitos sexo, idade, preferências, região, cidade para que sejam criadas campanhas e estratégias de atendimento diferenciadas para o aumento da conversão de vendas nas lojas físicas.

– As redes sociais também são um dos principais propagadores das marcas, e necessitam de atenção para serem suportadas pelas empresas.
– Uso de ferramentas de BI e Big Data para entender o comportamento dos clientes com o objetivo de customizar produtos, atendimento e experiência diferenciados também são necessários.
– Aplicação de recursos como Analytics ajuda a estabelecer novas relações de qualidade com os clientes, e assim o varejo pode descobrir várias formas de vendas e atendimento diferenciados.

O mais importante é a rentabilidade de cada loja, portanto, fica uma pergunta: Para que ter grandes lojas ou muitas lojas com a produtividade pequena se o varejo online compete também diminuindo o fluxo de pessoas? É melhor ter lojas menores e mais produtivas com experiências integradas no mundo digital e real nos pontos de vendas para aumentar a lucratividade da rede.

Hoje o cliente consulta seu produto junto aos concorrentes dentro da sua loja, isso demonstra que a pesquisa de compra passou a ser on-line e a finalização pode ocorrer na loja física, que terá oportunidade de fazer um up-selling, aumentando assim o ticket médio e faturamento, portanto integrar as experiências do mundo digital com o físico são fundamentais.

Concentre seus esforços no cliente – o mundo agora é All-line e não online e off-line. Não existe como diferenciar canais, omnichannel, não é possível determinar onde um começa e onde acaba o outro, portanto, pense sempre na experiência do cliente. O que realmente importa é atender o consumidor em qualquer canal, proporcionando uma experiência única e memorável com a marca, não permitindo qualquer tipo de descontentamento, desde o primeiro contato, até o pós-venda.

Estabeleça relacionamentos duradouros, e não transacionais, entregue experiências e, se possível, converta seus produtos em serviços recorrentes, com o uso de tecnologias e serviços adicionais, pois o mundo está em plena transformação digital.

*João Alfredo Pimentel é sócio-fundador da CorpFlex

Postagem anterior

Confiança do comércio cresce 18,4% em janeiro

Próxima Postagem

Como o código de barras, nascido na praia, mudou a economia global

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Vendas crescem em supermercados e restaurantes
Varejo

Vendas crescem em supermercados e restaurantes

27 de maio de 2025
Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre
Shopping centers

Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre

27 de maio de 2025
Drogarias Pacheco inaugura primeira unidade com sistema de drive-thru
Varejo

Drogarias Pacheco inaugura primeira unidade com sistema de drive-thru

27 de maio de 2025
Comissão e autoridades da UE instam Shein a respeitar leis de proteção do consumidor
E-commerce

Comissão e autoridades da UE instam Shein a respeitar leis de proteção do consumidor

26 de maio de 2025
Shopee lança mais de 2 mil pontos de retirada e devolução em todo o Brasil
E-commerce

Shopee lança mais de 2 mil pontos de retirada e devolução em todo o Brasil

26 de maio de 2025
Dia Livre de Imposto terá descontos de até 70% e deve impactar mais de 2 mi de consumidores
Varejo

Dia Livre de Impostos terá descontos de até 70% e deve impactar mais de 2 mi de consumidores

26 de maio de 2025
Feira Brasileira do Varejo movimenta mais de R$ 53 milhões em Porto Alegre
Eventos

Feira Brasileira do Varejo movimenta mais de R$ 53 milhões em Porto Alegre

26 de maio de 2025
Dia Supermercado retorna ao iFood com loja exclusiva para pedidos pelo app
Supermercados

Dia Supermercado retorna ao iFood com loja exclusiva para pedidos feitos no app

26 de maio de 2025
Próxima Postagem

Como o código de barras, nascido na praia, mudou a economia global

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

27 de maio de 2025
CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

27 de maio de 2025
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

27 de maio de 2025
Indústria de calçados caminha para produzir 1 bilhão de pares e faturar R$ 40 bi

Indústria de calçados caminha para produzir 1 bilhão de pares e faturar R$ 40 bi

27 de maio de 2025
Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck

Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck

27 de maio de 2025
Vendas crescem em supermercados e restaurantes

Vendas crescem em supermercados e restaurantes

27 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.