Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Shopping Centers: Vendas nominais cresceram 4% em 2016

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
2 de fevereiro de 2017
no Artigos, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

As vendas no varejo nacional tiveram, em 2016, uma queda nominal de 6,4%, na comparação com 2015. Isso significa que, considerando a alta inflação do período, o tombo real foi da ordem de dois dígitos. Um segmento do varejo, no entanto, teve desempenho um pouco melhor. Falo das lojas localizadas nos 558 shopping centers espalhados pelo país, cujas vendas médias nominais cresceram 4,3% no ano passado, chegando perto de R$ 158 bilhões. Mesmo diante da crise econômica, o setor inaugurou 20 novos empreendimentos no ano passado. Isso não significa que os shoppings estejam voando em céu de brigadeiro, claro. A taxa de vacância, ou seja, o percentual de lojas não locadas, pulou de 2,8% em 2014 para 4,6% em 2016, números que impactam diretamente as receitas dos centros de compra. Mas para o ano que vem as previsões são mais otimistas: 5% de aumento nas vendas. Todos estes dados foram divulgados esta semana pela Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE.

É interessante notar a mudança do perfil desta indústria ao longo dos últimos anos. Quer um exemplo? Hoje, 53% dos shopping centers brasileiros estão fora das capitais, percentual bem maior do que os 49% de 2014. A participação do interior vai subir ainda mais esse ano, já que somente 20% dos 30 novos projetos previstos para 2017 localizam-se em alguma das capitais brasileiras. Segundo a ABRASCE, além de oferecerem mercados ainda pouco atendidos pelos shoppings, as cidades menores possuem terrenos mais baratos, menores custos de construção e menor complexidade para obtenção de licenças de funcionamento. Essa capilaridade ajuda bastante a viabilizar a expansão das redes e franquias, levando marcas importantes para novos mercados.

Outra tendência importante é o consistente crescimento dos complexos multiuso. Nada menos do que 1/3 dos shopping centers brasileiros possuem ao lado algum empreendimento complementar: 61% convivem lado a lado com condomínios empresariais, 28% com hotéis, 27% com torres com centros médicos, 20% com faculdades e 16% com prédios residenciais. Também assistiremos a uma expansão nos próximos anos de outlet centers – os 11 centros de compras com pontas de estoque e produtos de marcas com preços acessíveis atualmente em operação no país devem receber a companhia de outros 8 outlets até 2019, ainda de acordo com a ABRASCE.

O setor de shopping centers no Brasil vive um momento de transição, registrando importantes mudanças no perfil do seu público, das suas lojas, na motivação de uso e até no próprio conceito. Não é exagero dizer que chamar esses empreendimentos de shopping centers (centros de compra, em uma tradução literal do inglês) é um equívoco, já que as pessoas vão a estes locais para comer, passear, resolver problemas, pagar contas, estudar, realizar reuniões de trabalho, encontrar amigos e até para, eventualmente, fazer compras.

Em resumo, se eu vou ao shopping para assistir a um filme, fazer um lanche no intervalo da aula, distrair a criançada ou pagar contas, posso muito bem dar uma olhada nas vitrines e, quem sabe, fazer uma compra por impulso. Esse é um dos motivos pelos quais o setor atravessa a crise sofrendo um pouco menos do que o varejo de rua.

Postagem anterior

Mas sempre funcionou assim!

Próxima Postagem

5 tendências para empreender no e-commerce

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Próxima Postagem

5 tendências para empreender no e-commerce

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.