As vendas ainda não voltaram a crescer como se deseja, mas o consumidor já dá sinais de que está pensando a voltar a consumir. Os varejistas precisarão de um pouco mais de paciência, mas tudo indica que o 2º semestre deste ano, enfim terão os consumidores de volta. Com a inflação recuando (estimativa de que a taxa fique perto de 4,5%) e consequentemente a redução das taxas de juros (a expectativa que a taxa básica deve cair num ritmo de 0,75 ponto percentual nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária), já se nota uma redução do endividamento das famílias – segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou uma redução de 3,9% neste número médio de famílias com dívidas.
Com menos dívidas e taxas mais baixas, as famílias devem voltar a consumir. Mas calma, este ano ainda será um ano difícil para o varejo e as previsões de crescimento são de apenas 1%. Mas em 2018 o cenário será mais positivo – previsões de crescimento de 2,6%.
Considerando este cenário que se anuncia, é a hora de conhecer melhor este novo consumidor pós-crise e se preparar:
– O consumidor será mais cauteloso e mais comedido nas compras
– Cada vez mais omni, ele pesquisará o produto e serviço na internet ou no celular
– Evitará assumir um alto endividamento
– Estará atento à melhor relação custo X benefício
– Privilegiará as lojas físicas que agreguem experiências
– Levarão em conta os varejistas sustentáveis
– Mais exigentes, querem um atendimento cordial, simpático e consultivo
– Procurarão por praticidade
– Desejarão agilidade no processo de compra
– Utilizarão as redes sociais e sites de reclamação com intensidade
Enfim, o momento é agora de voltar a planejar a maneira como a sua loja ou rede se preparará para voltar a crescer, vendendo mais e aproveitando o momento para se aprimorar e transformar a sua empresa competitiva para os próximos anos que virão.
Que venha a retomada!
Marcos Hirai (marcos.hirai@gsbgh.com.br), sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate