Para desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do consumidor, a JustForYou, beauty tech de cosméticos, está apostando no processo de cocriação, em que empresa e consumidor atuam em conjunto para chegar ao resultado esperado.
Utilizando sistemas de inteligência artificial, a empresa cria produtos que são adaptados às rotinas, características e desejos de cada consumidor. Para conceber uma fórmula personalizada, o consumidor responde um questionário no site da marca sobre suas características e hábitos.
Após passarem pelos testes em laboratório, os produtos são avaliados com exclusividade pelas clientes, que sugerem alterações até a fórmula final ser lançada ao mercado.
“Temos uma linha completa de cuidados para o cabelo que pode ser personalizada de acordo com a necessidade de cada um, seja hidratação, finalização, tratamento ou um combo com todas as etapas da rotina capilar”, afirma Rodrigo Stoqui, CCO e fundador da JustForYou.
Stoqui destaca, que, além de contribuir com o processo interno da empresa de mapeamento do comportamento do consumidor e desenvolvimento de produtos, a cocriação é importante também para reforçar a relação que o público tem com uma determinada marca. “Mais do que ser apenas um comprador, o consumidor faz parte da nossa história. Os produtos que criamos são feitos para eles, pensando neles”, afirma.
Entre os lançamentos que foram desenvolvidos nesse formato, estão a máscara hidratante e o leave-in, ambos presentes em mais de 80% dos pedidos feitos no site.
Após análise de sua base de dados com base nas respostas do formulário, em abril deste ano, a marca lançou uma vitamina destinada a prevenir e reduzir a queda de cabelos, fortalecer as unhas e melhorar a saúde da pele.
Fórmulas personalizadas
Esse trabalho é resultado de investimento em data science, que consiste na coleta e análise de dados. Com base nas informações que são fornecidas pelos consumidores, a empresa tem a possibilidade de ter insights e percepções sobre que tipo de soluções eles desejam.
Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização da JustForYou, considerando as necessidades específicas dos clientes, hábitos de vida e características pessoais. Buscando sempre prezar pelo minimalismo sustentável, a empresa utiliza ingredientes naturais, dispensa químicos agressivos e não testa os produtos em animais.
“Todo o contato que nossos clientes têm com a marca JustForYou é altamente personalizado. A partir de informações colhidas nos questionários de personalização, temos dados que podem ser mapeados para identificar as necessidades dos consumidores e oportunidades de mercado, o que nos permite desenvolver e lançar produtos específicos”, explica Alex Eduardo Domingos, diretor de P&D e fundador da JustForYou.
Imagem: Divulgação