A Amazon entrou com uma ação legal contra os administradores de mais de 10 mil grupos do Facebook que tentam orquestrar avaliações falsas na internet em troca de dinheiro ou produtos gratuitos. Esses grupos são criados para recrutar indivíduos dispostos a postar reviews enganosos nas lojas da Amazon nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Japão.
“Nossas equipes param milhões de avaliações suspeitas antes mesmo de serem vistas pelos clientes, e esse processo vai um passo além para descobrir criminosos que operam nas mídias sociais”, disse Dharmesh Mehta, vice-presidente de Vendas de Serviços de Parceiros da Amazon. “A ação legal proativa contra os maus atores é uma das muitas maneiras de proteger os clientes, responsabilizando-os.”
Os fraudadores por trás desses grupos solicitam avaliações falsas de centenas de produtos disponíveis para venda na Amazon, incluindo aparelhos de som automotivos e tripés para câmeras. Um dos grupos identificados no processo foi o “Amazon Product Review”, que tinha mais de 43 mil membros até a Meta derrubar o grupo no início deste ano. As investigações da Amazon revelaram que os administradores do grupo tentaram ocultar as atividades e evitar a detecção.
200 milhões de avaliações suspeitas
Esta ação legal é o mais recente passo da Amazon com o objetivo de impedir os fraudadores que tentam postar avaliações falsas nas lojas. No ano passado, uma outra ação legal fechou vários grandes corretores de revisão visando clientes nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.
A empresa tem mais de 12 mil funcionários em todo o mundo trabalhando para proteger suas lojas contra fraudes e abusos. Uma equipe investiga esquemas de avaliações falsas em sites de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, TikTok e Twitter, e denuncia regularmente os grupos abusivos a essas empresas. Desde 2020, a Amazon relatou mais de 10 mil grupos de revisão falsos ao Meta. Destes, o Meta derrubou mais da metade dos grupos por violações de políticas e continua investigando outros.
Os investigadores da Amazon usam ferramentas líderes do setor para detectar e bloquear avaliações falsas. Como resultado, a Amazon diz que interrompeu proativamente mais de 200 milhões de avaliações falsas suspeitas apenas em 2020.
Para a empresa, no entanto, o litígio civil é apenas um passo para combater esse tipo de problema. A Amazon defende a união de empresas afetadas, redes sociais e policiais em torno do mesmo propósito, para evitar avaliações falsas nos setores de varejo e viagens, entre outros.
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