A plataforma de gestão na nuvem Omie renovou seu portal com o objetivo de facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os usuários do sistema e seus clientes e fornecedores. A iniciativa é uma das estratégias da empresa, que recentemente à marca de 100 mil clientes, para alcançar a marca de 1 milhão até 2025.
Segundo a Omie, o novo portal conta com ofertas de crédito com aprovação rápida para a sua cadeia de relacionamento. Ele também oferece segurança contra golpes de boletos falsos e fraudes de pagamento. O projeto, em desenvolvimento há um ano, ganhou força com os aportes recebidos no segundo semestre do ano passado e de M&As recentes.
“Sabemos que grandes empresas, como a Petrobras, possuem um portal onde seus fornecedores acompanham as suas ordens de pagamento, podendo, inclusive, antecipar recebíveis, e pensamos que essa ideia poderia ajudar empresas de todos os portes. Ainda poderíamos ir além dos fornecedores e nos estender também aos clientes, criando uma grande vantagem competitiva para nossos usuários: imagine ofertar crédito para seus clientes comprarem de você, sem requerer nenhum esforço adicional. Isso pode ser uma grande alavanca para o crescimento dos pequenos e médios negócios”, analisa Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie.
Acesso simplificado
Um dos primeiros recursos disponibilizados no novo Portal Omie é o acesso simplificado a documentos fiscais e instrumentos de cobrança. Além do acesso via link direto para os arquivos recebidos, os clientes dos usuários da Omie passam a contar com um painel para consultar e gerenciar o status de todos os documentos e com diversas formas de financiar essas transações. A Omie estima impactar mais de 2 milhões de empresas com a nova plataforma ainda em 2022.
Segundo a Omie, ja nos testes iniciais, a empresa percebeu que muitos dos clientes e fornecedores de seus usuários que tiveram contato com o portal também se interessaram em oferecer a mesma vantagem a seus próprios clientes, trazendo mais usuários para a plataforma. “Esse é o desejado efeito de rede, que pode aumentar ainda mais a nossa velocidade de crescimento”, comenta Lombardo.
Para validar e garantir a estabilidade e escalabilidade da plataforma, a Omie está disponibilizando esse ambiente aos poucos para sua base de mais de 100 mil clientes. Em breve, todos os usuários terão acesso ao novo portal.
Fusões e aquisições
Uma das mais recentes operações de M&A feitas pela Omie foi com a Ergoncredit, player que atua em crédito para PMEs há vários anos no mercado. Com a aquisição de 100% da Ergoncredit, a companhia se concentrou em integrar sua esteira de crédito à plataforma Omie, de forma que cada CNPJ e cada recebível que transita pela plataforma tenha seu crédito avaliado em tempo real.
“Todos no mercado percebem facilmente o valor dos dados contidos no ERP para fazer concessão de crédito, mas na prática ninguém sabe como fazer isso. Vimos então que teremos uma ótima oportunidade de aprender a modelar isso em conjunto com nossos parceiros de funding, sempre mantendo todo o sigilo e privacidade dos dados de nossos usuários”, relata o fundador da Ergoncredit, Rogério Bimbi, que agora faz parte do time da Omie.
A ideia é incluir outras funcionalidades no novo portal ainda neste ano, como acompanhamento de pedidos de compra, venda, ordens de produção e conciliação fiscal.
R$ 690 milhões em investimento
Desde sua fundação em 2013, a empresa já levantou mais de R$ 690 milhões de investimento. “Com os últimos aportes recebidos no ano passado, ganhamos ainda mais força para ampliar nossa participação no mercado, investir na captação de novos clientes, na evolução do nosso produto e na ampliação dos canais de distribuição, além do crescimento dos nossos times. Estamos sempre avaliando o mercado e conversando com outros players e potenciais investidores para identificar oportunidades de investimentos e M&As”, afirma Lombardo.
A Omie, hoje, é ancorada em três pilares: gestão na nuvem, por meio do software; educação, por meio da Omie.Academy, braço educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita; e serviços financeiros, com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e Pix, além de linhas de crédito e soluções de apoio à gestão de pequenas e médias empresas – como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro. Tem, ainda, uma atuação regional com a Rede de Franquias, com 130 unidades.
Imagem: Juliana Frug/Divulgação