São impressionantes 18 pavilhões com 127 mil m2 de área de exposição com absolutamente tudo que envolva Instalações, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Analytics, Promoção no Ponto de Venda, Iluminação, Arquitetura, Design e Comunicação para todos os canais, segmentos e formatos do varejo, alimentar e não-alimentar. A Euroshop, realizada na semana passada em Dusseldorf na Alemanha, é sem dúvida a maior e mais completa exposição envolvendo tudo que diga respeito ao varejo.
A Euroshop é única e mais importante pela amplitude, profundidade e variedade de sua área de exposição. Este ano, com perto de 2.370 expositores de 61 países, recebeu 113 mil visitantes de, também impressionantes 138 países, com absoluta predominância de Europeus e Asiáticos, especialmente chineses. Também como comparação é interessante lembrar que o NRF Retail´s Big Show recebeu este ano 36 mil pessoas. Ou seja, a Euroshop reuniu mais do que três vezes o público presente no evento similar de Nova York e só acontece a cada três anos, ou seja, o próximo será apenas em Fevereiro de 2020.
Uma visita técnica ao evento, percorrendo todos corredores dos pavilhões, demanda perto de 40 km e necessita, dependendo do grau de atenção, no mínimo, 4 dias para se feita de forma acelerada.
O evento é uma realização empresarial e comercial da Messe Dusseldorf com apoio institucional e de conteúdo da EHI Retail Institute da Alemanha e vem sendo realizado desde 1966.
Neste ano, os organizadores entenderam que os três temas dominantes no evento foram Digitalização, Omnichannel e Emocionalização, o que é uma simplificação considerando a extensão de conceitos apresentados e que iremos discutir neste e no próximo artigo desta série. O ponto fundamental de reflexão é a discussão da origem e a paternidade das inovações que acontecem no varejo.
Elas nasceriam por iniciativas dos varejistas e seus fornecedores de produtos, concebendo novas alternativas a partir das demandas emergentes ou intuídas pelos consumidores ou viriam das pesquisas e propostas dos provedores de todo esse conjunto mencionado de instalações, equipamentos, serviços, tecnologia, comunicação, design, etc?
Quando e onde surgem as inovações que serão capturadas e validadas pelo mercado por seus resultados efetivos transformando-se em benchmarks globalmente?
Evidente que não existe uma resposta simples e direta à questão, mas parece ficar claro que o volume de pesquisas e estudos desenvolvidos de forma sistemática e permanente por esses fornecedores, estrutural e culturalmente mais organizados, está mais presente e dominante no lado da oferta que encontrará ou ativará a demanda dos varejistas.
As empresas de varejo que têm estruturas e organizações dedicadas de forma sistemática ao estudo e pesquisas envolvendo demandas emergentes e soluções nos mais diversos negócios, canais e formatos a partir das demandas presentes e futuras de mercado são significativamente menores do que o conjunto de recursos disponíveis no lado da oferta.
Daí porque a importância da análise dessa oferta para entender a demanda e a entrega futura. E essa é uma leitura particular e relevante em nosso entender de uma visita estruturada a um evento como esse.
Comparando NRF Show e Euroshop
O evento difere do NRF Retail´s Big Show, que se realiza anualmente em Nova York, pois tem menor ênfase no conteúdo que é apresentado, que está distribuído em palestras temáticas que ocorrem no interior de alguns pavilhões com público e atenção significativamente menores.
Mas a maior diferença é que no evento da NRF o conteúdo e as informações estão “embaladas para viagem” e são apresentadas, propostas e discutidas nas muitas palestras e apresentações feitas por consultores, varejistas e fornecedores de produtos e serviços, enquanto na Euroshop, no imenso painel de oferta, cada um deve buscar os conceitos, ideias e tendências que deverão aparecer com mais força no presente e no futuro do mercado. É uma diferença muito grande.
O NRF Retail´s Big Show é marcado, principalmente, por informações e ideias do que está sendo feito, incorporado e o que poderá acontecer pelas perspectivas conhecidas, de forma dominante no varejo não-alimentar.
Além disso a Euroshop é dominada pelo pragmatismo e objetividade característicos da cultura alemã, em sua forma e organização, enquanto o NRF Retail´s Big Show, como tudo que acontece nos Estados Unidos, tem sempre um forte componente promocional e de espetáculo, um verdadeiro “show”, na sua estrutura e maneira como se desenvolve.
Na Euroshop, o que está ou estará disponível para todos os segmentos do varejo é apresentado de forma tangível e com uma profundidade e variedade que antecipa o que será implementado no mercado. É quase que uma pesquisa viva de tendências.
Mas é particularmente diferente do NRF Retail´s Big Show, que é um evento de conhecimento, informação, relacionamento e negócios. A Euroshop é um evento de negócios, relacionamento e informação. Nessas respectivas ordens.
Nota: Esse artigo terá continuidade na próxima semana com os temas que emergiram como mais relevantes a partir dessa análise da oferta que impulsionará a inovação no varejo.
E no Latam Retail Show 2017, no Expo Center Norte em São Paulo, de 29 a 31 de Agosto, será apresentado o conteúdo que analisa e discute as tendências e as práticas em todos os negócios, canais, segmentos e formatos envolvendo varejo alimentar e não-alimentar, franquias, shopping centers, comércio eletronico e food service, combinando de forma única as ofertas de conteúdo e exposição feitas na NRF e na Euroshop e ajustadas à realidade latino-americana e brasileira.