Visitar loja é uma atividade que está no sangue da GS&Consult. Falamos que é visita técnica, mas, na verdade é um hobby, passar por lojas e discutir cada detalhe, oportunidades e estratégias, que a enorme diversidade do varejo Brasileiro e Internacional pode oferecer.
Por mais que pareça poesia, é incrível como cada loja possui uma identidade única. Como em uma “letra de música” conseguimos traduzir o que ela pode oferecer e contar.
Quando nos deparamos com uma loja bem posicionada, bem pensada em cada detalhe, é um “achado” que comemoramos e temos o orgulho de discutir e compartilhar com colegas e clientes.
Porém, às vezes, encontramos lojas que erraram a direção ou se perderam no rumo, o que pode ser traduzido como um “ruído” na música. Como por exemplo, uma Luz Branca e intensa em um restaurante japonês; o mobiliário com péssimo acabamento e alto desgaste em um shopping de alto padrão; quando se conhece melhor o equipamento de informática do que o próprio vendedor; quando as televisões estão desligadas em uma loja de eletrônicos; a falta de um “obrigado” após a compra.
Você pode até gostar da loja, o que te faz voltar, mas, como um ruído que te irrita, depois de um tempo você não consegue mais ignorar. Selecionei algumas causas que fazem esse tipo de problema ocorrer e persistir.
- Falta de um planejamento estratégico:
A sua empresa acompanha as tendências e as mudanças do consumidor? Qual a visão de futuro da loja, o que ela pode e deverá se tornar daqui a 5 anos?
- Falta de critério nas escolhas:
Tudo, completamente tudo, que você pode imaginar nas escolhas e definições do layout, materiais, organização, planograma, música, cores, podem e devem ser efetuadas pensando na melhor forma possível. Não tome decisões deliberadamente e na intuição sem analisar antes.
- Falta de dono:
Quando a loja não tem um responsável, é muito comum também o excesso de interferências, vontades e opiniões que geram um verdadeiro caos, uma colcha de retalhos.
- Falta de continuidade:
Realizar um projeto que muda a loja ou a experiência do consumidor é importante, mas uma iniciativa sozinha normalmente frustra mais do que ajuda. É preciso que iniciativas sejam trabalhadas de forma integrada.
Para isso, trabalhamos com uma iniciativa estratégica bem simples, mas eficaz, instituir o Comitê de Loja, que faz parte da nossa metodologia de Formato de Loja. O comitê de loja prevê uma dinâmica de acompanhamento do universo das lojas.
O Comitê de loja é composto por um grupo de pessoas que representa todos os interesses da empresa, do Comercial, Arquitetura, Manutenção, Operacional, Segurança, Marketing e Limpeza. Hoje, principalmente em empresas que possuem muitas lojas, é importante que todas as iniciativas, projetos, demandas e detalhes sejam discutidos internamente em um grupo que tome decisões de forma estratégica:
- Buscando trazer inovações;
- Acompanhando tendências e concorrentes;
- Discutindo escolha de materiais e instalações para a loja;
- Padronizando projetos de loja, layout, planograma e exposição;
- Definindo melhorias no ambiente da loja;
- Melhorando a jornada de consumo;
- Entendendo o ponto de vista do cliente;
- Melhorando a eficiência dos processos operacionais.
Hoje, mais do que nunca, as lojas precisam se atualizar e rever o seu propósito. O cliente pode muitas vezes não entender o que está por trás de todas as escolhas, mas ele saberá dizer se gosta ou não “do conjunto da obra”.
Quer saber mais como o comitê de loja pode ajudar a sua empresa? Entre em contato: ulyssesperin@gsmd.com.br