A companhia aérea alemã Lufthansa terá de cancelar 800 voos nesta sexta-feira, 2, em aeroportos de Munique e Frankfurt por conta de uma greve organizada pelo sindicato de pilotos da Alemanha, informou a empresa em seu site.
Os funcionários reivindicam aumento salarial de 5,5% até o fim do ano e mais compensações “acima da inflação” em 2023, diz a Lufthansa. A empresa, que ofereceu adicional de 900 euros, afirma que as demandas dos pilotos aumentariam em 40% os custos empregatícios dos próximos dois anos de funcionários que trabalham na cabine de comando dos aviões da Lufthansa.
Com a falta de acordo, o sindicato optou por uma greve que durará o dia todo nesta sexta, afetando voos regulares e de frete aéreo da Lufthansa Cargo, subsidiária da empresa.
O sindicato disse em um comunicado na quarta-feira que as negociações falharam, pois a Lufthansa não ofereceu uma proposta melhor. Segundo a empresa, mais cancelamentos são possíveis para sábado e domingo.
Proposta da empresa
De acordo com a Lufthansa, a companhia ofereceu um aumento de 18 meses em dois estágios de € 900 (cerca de US$ 920) por mês para todos os pilotos, o que equivale a um aumento mensal de 18% para um piloto de nível básico, ou cerca de 5% para um capitão experiente.
“O lado patronal fez uma oferta muito boa e socialmente equilibrada – apesar dos contínuos encargos da crise do coronavírus e das perspectivas incertas para a economia global”, disse Michael Niggemann, membro do conselho de recursos humanos. “Essa escalada tem um custo para milhares de clientes.”
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock