O Grupo Mulheres do Brasil lançou o movimento #PulaPra50, que tem como objetivo viabilizar a paridade de gênero na política brasileira. Mesmo representando a maioria da população brasileira, as mulheres ocupam apenas 15% das cadeiras do legislativo federal (Câmara e Senado) atualmente.
Assinada pela Ogilvy, a campanha apresenta o slogan “Pra sociedade dar um salto, a gente precisa pular pra 50%”. O movimento utiliza conceitos da cultura pop para incentivar os eleitores a votarem em mulheres aos cargos do legislativo federal.
“O movimento #PulaPra50 veio para ficar. Neste momento, o foco está na campanha, com o objetivo de visibilizar as candidatas mulheres, mostrando que mulher gosta de política sim. Depois das eleições, segue como um ecossistema que facilitará o acesso a todo tipo de informação e demanda que ajude as mulheres que decidirem entrar na política e/ou continuar nela”, conta Andreia Schroeder, líder do Comitê de Políticas Públicas e representante do #PulaPra50.
Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, participou da live de lançamento no Instagram oficial do movimento na quinta-feira, 01. A página já conta com 198 mil seguidores.
Carta Compromisso
Uma das ações do #PulaPra50 é a Carta Compromisso, documento que conta com assinatura voluntária de candidatas e mandatárias, atestando comprometimento às causas prioritárias do Grupo Mulheres do Brasil.
O objetivo é impulsionar candidaturas femininas por meio da divulgação no site do Grupo, criando uma frente ampla de candidatas de todos os partidos que tenham em comum a união pautada nas premissas básicas de transformação social.
Em 2020, foram coletadas mais de 600 assinaturas de todo o País. “A Carta Compromisso, além de dar visibilidade para as candidaturas femininas, amplia o diálogo sobre representatividade. Somos o maior grupo político suprapartidário e acreditamos que a transformação do país acontecerá por meio de políticas públicas eficientes”, afirma Fabiana Peroni, uma das líderes do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil.
Como pontapé inicial, o Grupo Mulheres do Brasil sediou a primeira rodada do encontro com candidatas que assinaram a Carta Compromisso. Os demais encontros ocorrerão nos dias 5, 12, 22 e 27 de setembro.
Imagem: Shutterstock