Célio Salles: “Open Delivery surgiu para players do foodservice solucionarem as dores do setor“

Conselheiro da Abrasel foi um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022 e defendeu a integração de toda a cadeia de produção como solução para ganho de eficiência

Após quase dois anos vivendo com as mudanças causadas pela covid-19, é possível afirmar que muitas delas vieram para ficar. A adoção do modelo de trabalho home office, o aumento de compras por canais digitais e a ampla adoção do delivery por bares e restaurantes são algumas das tendências que caíram no gosto do consumidor, que está se tornando cada vez digitalizado.

Para acompanhar a digitalização de seus clientes durante a pandemia, o setor de foodservice foi forçado a reestruturar toda a sua cadeia de produção e digitalizar seus processos. Etapas como recebimento e entrega de pedidos passaram ainda a serem terceirizados por aplicativos que possuem sistemas próprios, levando donos de bares e restaurantes a se adaptarem com as novas tecnologias ao mesmo tempo em que lutavam contra o fechamento de seus estabelecimentos.

De olho em tudo isso, a Abrasel idealizou o Open Delivery, iniciativa que busca desburocratizar e facilitar a operação de delivery no Brasil. O movimento foi um dos assuntos do terceiro e último dia do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e faz uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

De acordo com o Célio Salles, conselheiro da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e cocriador da primeira versão do movimento, o Open Delivery se trata de padrões que integram os softwares de gestão de restaurantes e bares com aplicativos, marketplaces e operadores logísticos, reduzindo as ineficiências na gestão do cardápio, pedidos e logística.

“O open delivery traz fluidez e estimula competitividade. Com o protocolo estabelecido e formalmente usado por restaurantes e marketplaces, a iniciativa gera maior competitividade e aumento da concorrência. Com o aumento, os serviços são obrigados a melhorar“, diz.

Compartilhamento de dados

Estruturado em um único sistema de código aberto, a tecnologia atua entre o estabelecimento e o app/site de entregas, padronizando o cardápio, recebimento e organização de pedidos. O executivo contou ainda que, mesmo sendo criado por uma entidade, o Open Delivery não tem finalidade econômica. “É um projeto aberto entre players, para juntos solucionarem as dores do setor“, complementa.

O palestrante defendeu ainda que a base do Open Delivery é o compartilhamento de dados entre todos os stakeholders que integram a cadeia de produção dos estabelecimentos. Com uma base de informações sólida, é possível garantir ganho de eficiência dentro da cadeia de valor das marcas. 

“Os aplicativos de hoje em dia não dividem informações com os restaurantes que integram sua plataforma. Esse é um desafio, não apenas padronizar pedidos e processos, mas também compartilhar dados. Com plataforma e estabelecimentos alinhados, toda a cadeia ganha“, finaliza.

Imagem: Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ifood Benefícios

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist