A rede varejista C&A acaba de inaugurar uma loja em São Paulo com uma série de elementos sustentáveis. A unidade conta, entre outros itens, com manequins e sacolas de compras feitos a partir de plástico reciclado.
As iniciativas sustentáveis estão dispostas pelos 1.224,98 m² da C&A no Mais Shopping, em Santo Amaro, na zona sul da capital. Um desses elementos é o manequim feito 100% de polietileno reciclado por meio de um projeto de colaboração inédito, que transformou o plástico advindo de engradados da Ambev em manequins produzidos pela Expor. A loja contará com 50% de manequins sustentáveis.
A Ambev destinou cerca de 1 tonelada de polietileno utilizado em suas garrafeiras para os manequins. Como as garrafeiras já são 100% feitas com conteúdo reciclado, isso facilitou o trabalho desenvolvido em conjunto com a C&A e Expor Manequins.
As sacolas de compras feitas a partir de plástico reciclado carregam mais transparência e menos resíduos e contam qual é a história que existe por trás do processo de fabricação do item, como a origem dos materiais, transformação, impacto social e ambiental positivo.
Sustentabilidade na decoração
A decoração da nova loja da C&A também traz atributos de sustentabilidade. Nela, é possível observar vasos feitos a partir de fibras de jeans reciclados, que já estavam em ciclo final de uso. Os elementos fazem parte dos avanços em circularidade adotados pela rede.
A loja lança mão, ainda, de iniciativas de logística reversa, como as urnas para o descarte de frascos e embalagens vazias de cosméticos e eletrônicos. Além disso, conta com um programa de economia circular chamado Movimento ReCiclo, que desde 2017 coleta roupas usadas com o objetivo de aumentar o ciclo de vida da peça. Esta iniciativa está presente em mais de 200 lojas, e já coletou cerca de 42 toneladas de roupas usadas.
Desde 2021, a C&A oferece a coleção Circular de jeans reciclado. O projeto foi premiado pela Amcham Brasil por causa da inovação e da redução do impacto negativo no meio ambiente.
Além disso, como parte do Movimento #VistaAMudança, a C&A renovou o compromisso com a sustentabilidade por meio da Plataforma 2021-2030, com objetivos claros para promover uma moda com impacto positivo para as pessoas, o meio ambiente e a sociedade.
Soluções digitais e omnicanais
A unidade da C&A no Mais Shopping faz parte da estratégia de negócios C&A Fashion Tech, que visa a expansão de novos formatos, lançamento de serviços digitais e soluções omnicanais. A loja conta com um canal exclusivo de atendimento e de apoio para as compras via e-commerce: o WhatsApp. Nele, ao contatar um consultor a cliente poderá tirar dúvidas e pedir ajuda para encontrar um produto no e-commerce.
Além disso, ela tem as três modalidades do Clique & Retire, serviço omnicanal da C&A que oferece a possibilidade de a cliente realizar a compra online e retirá-la em loja física. Os consumidores contarão com o formato tradicional do Clique & Retire, no qual a retirada do pedido na unidade é feita no dia seguinte; o formato expresso, que permite a retirada da compra online na loja em até duas horas após a aprovação do pagamento da compra (e a depender da disponibilidade do produto escolhido); e, por fim, o Clique & Retire Drive Thru.
Outra facilidade omnicanal da nova unidade é a tecnologia chamada Corredor Infinito. Se a cliente não encontrar o produto que deseja na loja, esta tecnologia permitirá que o associado da C&A consulte rapidamente todo o estoque da varejista (e-commerce e outras unidades) e encontre a peça desejada dando sequência à compra. Após identificar o item, a cliente pode optar por recebê-lo em casa com toda comodidade ou retirá-lo via Clique & Retire na loja indicada.
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