A Gol anunciou nesta quinta-feira, 12, a conclusão de uma linha de financiamento de US$ 80 milhões com a Apollo PK AirFinance para a aquisição de nove motores novos diretamente da fabricante CFM.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que a transação irá proporcionar flexibilidade operacional adicional para a renovação da frota e apoiará o aumento da produtividade e redução dos custos unitários.
Segundo a empresa, os nove motores novos são compostos por 1 LEAP-1B25 e 8 CFM56-7B27 que equiparão as frotas de Boeing 737-MAX e Boeing 737-NG, respectivamente. Serão recebidos pela companhia diretamente da CFM International até o final de 2022.
“Esse financiamento diversifica ainda mais os financiamentos de investimentos da Gol a custos competitivos e reduz o caixa necessário para a renovação da frota”, ressalta.
A taxa de juros “all-in” é de aproximadamente 7% ao ano, e o prazo de amortização é de 5 anos. Os recursos originados pela transação cobrirão a totalidade do custo de aquisição dos motores, descontados dos adiantamentos (“pre-delivery payments”) já realizados pela Gol.
Demanda de passageiros
A Gol divulgou seus dados prévio de tráfego do mês de julho, quando a demanda total (RPK) aumentou em 36,3%, quando comparada a igual período do ano passado. A oferta total (ASK) cresceu 42,6% e a taxa de ocupação foi a 80,8%, queda de 3,7% pontos porcentuais (p.p.). o número de decolagens evoluiu 44,7%.
No mercado doméstico, a oferta (ASK) da Gol aumentou 31% e a demanda (RPK) cresceu em 24,1%. A taxa de ocupação doméstica da Gol foi 80,1%, 4,4 p.p. menor que igual mês de 2021. O volume de decolagens aumentou 40,2% e o total de assentos cresceu 37,5%.
No mercado internacional, a oferta (ASK) foi de 309 milhões, a demanda (RPK) da Gol foi 275 milhões e a taxa de ocupação foi 88,9%.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Beth Moreira)
Imagem: Shutterstock