O Alibaba Group iniciou sua 14ª edição do tradicional Festival 11.11 nesta segunda-feira, 24, com o início das pré-vendas. Até o dia 31 de outubro, os consumidores vão poder adicionar itens aos seus carrinhos de compras a preços de 11.11, mas ainda não podem pagar.
Neste ano, a gigante chinesa prepara experiências de compras mais imersivas aos consumidores. “Estamos pensando em como a tecnologia pode melhorar as operações e a experiência do cliente e desbloquear novas possibilidades para os comerciantes”, diz Ruo Hai, diretor de tecnologia da Taobao e Tmall, plataformas de e-commerce do Alibaba Group.
O Alibaba está trabalhando na criação de uma ferramenta de modelagem 3D econômica para exibições de produtos, permitindo que os consumidores criem avatares com suas medidas para experimentar digitalmente roupas. Além da cor e corte, as marcas podem até simular texturas. O objetivo é ajudar os comerciantes a adotar ferramentas semelhantes em escala.
“Queremos fornecer tecnologia de fusão virtual de baixo custo e simples de implantar para que os comerciantes possam usá-lo para desbloquear sua imaginação e construir conteúdo 3D de acordo com sua própria identidade de marca”, diz Hai.
No início deste ano, a Tmall realizou um desfile de moda virtual 3D, onde modelos reais caminhavam na passarela contra uma representação 3D do planeta Marte.
Programas de fidelidade
Segundo Hai, iniciativas de fidelidade de marcas têm engajado muitos consumidores com programas de adesão. “O maior objetivo para nós neste 11.11 é criar valor para os consumidores. Continuaremos a engajar nossos usuários”, diz.
A Tmall possui 42 marcas com mais de 10 milhões de membros e 600 marcas com mais de 1 milhão de membros, muitas das quais derivam mais de 40% do valor bruto da mercadoria das compras dos membros
Imagem: Divulgação